Esqueça as cookies e o chocolate. O novo topping de gelado é… perfume comestível
Sabia que os gelados não têm aroma? Se lhe cheira a gelado de chocolate, baunilha ou pastilha elástica estará certamente apenas a evocar uma memória sensorial, já que os químicos que libertam as partículas odoríferas estão congelados. Contudo, este cenário poderá estar prestes a mudar.
A cadeia norte-americana de gelados Salt & Straw juntou-se à perfumaria Imaginary Authors para desenvolver perfumes comestíveis que podem ser polvilhados nos gelados. A invenção chegará às lojas da marca a tempo de celebrar o Dia Nacional do Gelado, a 17 de Julho.
São três as fragrâncias criadas: “A Cloud of Cocoa”, “A Swoon of Citrus” e “A Plume of Blossoms”. A primeira tem notas de chocolate equatoriano, batido de malte e whiskey japonês; a segunda apresenta notas de tarte de lima, lichia e limão italiano; e a terceira evoca o jasmim, madressilva e jardim selvagem.
De acordo com o co-fundador da Salt & Straw, Tyler Malek, a melhor forma de optimizar o cheiro dos gelados é borrifar primeiro o copo ou o cone e depois as bolas de gelado. Por fim, basta esperar alguns segundos para sentir o aroma e saborear o gelado.