Especialista alerta: “se vir uma bolinha na garrafa de azeite do restaurante pode indicar fraude”, cuidado

Notícias
Marketeer
17/11/2025
16:30
Notícias
Marketeer
17/11/2025
16:30


Partilhar

Alfredo López, sommelier, enólogo e técnico de azeite, lançou um alerta sobre uma prática ainda frequente em alguns bares e restaurantes: o reenchimento de garrafas de azeite.

De acordo com López, se ao utilizar uma garrafa de azeite encontrar uma pequena bolinha no seu interior, isso é sinal de que a garrafa foi reenchida. “Estas bolinhas costumam ser bastante transparentes. Se tiveres uma bolinha, significa que estão a tentar enganar-te”, explicou no seu canal de TikTok (@pez.salvaje), onde conta com mais de 670.000 seguidores.

O azeite servido em restaurantes deve estar em garrafas seladas. A medida visa garantir a autenticidade e qualidade do produto, protegendo o consumidor.

Apesar de muitas vezes o azeite ser de boa qualidade, López alerta que esta prática continua a violar a lei e pode comprometer a confiança dos clientes. O especialista recomenda escolher sempre garrafas seladas e estar atento a sinais de enchimento, como a presença da bolinha dentro do recipiente.

O especialista sublinha ainda a importância de servir azeite corretamente para transmitir uma boa imagem do produto: “Encontrar um azeite de qualidade, bem apresentado e manuseado corretamente representa uma boa apresentação do produto e inspira confiança aos consumidores”, afirma.

Esta situação evidencia a necessidade de maior fiscalização e consciencialização no setor, lembrando que a qualidade do azeite começa pelo cuidado na sua apresentação e pelo cumprimento das normas em restauração.




Notícias Relacionadas

Ver Mais