Empresas portuguesas criam dispositivo que esteriliza roupa em 3 minutos

Em tempo de pandemia, a desinfecção tornou-se uma prioridade para as empresas e para os consumidores, aplicada aos mais variados contextos. A indústria têxtil e do calçado não foge à regra e a desinfecção pode ser mesmo a peça-chave para garantir que os portugueses regressam às lojas e que não temem a possibilidade de experimentar uma peça de roupa.

A pensar nisto, nasce o NovirBox, uma espécie de caixa mágica que promete esterilizar roupa e sapatos num tempo estimado inferior a três minutos. Desenvolvida por duas empresas portuguesas, a Inokem e a Dynasys, esta solução resulta de uma parceria estratégica que tinha um objectivo claro: desenvolver um equipamento tecnológico cientificamente comprovado para a desinfecção rápida de roupa, neste caso através da nebulização.

“O produto utilizado no interior do equipamento é o Vircov Bac, produto desenvolvido pela Inokem, de carácter 100% biodegradável, altamente eficaz contra microrganismos multirresistentes, sem efeitos negativos para as pessoas, animais e ambiente, e direccionado para o controlo e contenção pandémica”, esclarece a Inokem em comunicado.

As roupas podem ser penduradas em cabides num varão interno ou dispostas dobradas em prateleiras. Os testes práticos realizados na Faculdade de Coimbra mostram que o NovirBox – para já, ainda um protótipo – elimina 100% dos microrganismos presentes nos têxteis, incluindo vírus e bactérias.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...