A EDPe a MERLIN Properties empresa imobiliária e de infraestruturas da Península Ibérica – especializada no desenvolvimento, aquisição e gestão de ativos imobiliários comerciais e centros de dados (através da MERLIN Edged) – assinaram uma parceria com o objetivo de alimentar com fontes de energia limpa o primeiro campus de data centers neutro em carbono em Portugal. Uma estrutura que a MERLIN Edged já está a desenvolver, no concelho de Vila Franca de Xira, a cerca de 20 quilómetros de Lisboa.
Esta colaboração tem o intuito de responder à crescente procura de soluções de energias renováveis para alimentar infraestruturas tecnológicas. A EDP planeia implementar o maior projeto de energia solar descentralizada num único local da sua história para fornecer energia a estes centros de dados, com centrais solares que podem atingir até 100 MWp de capacidade instalada.
“A rápida expansão da Inteligência Artificial está a fomentar o aumento global no desenvolvimento de centros de dados, desbloqueando oportunidades económicas e de emprego significativas. Estas infraestruturas de grande escala requerem um fornecimento de energia robusto, fiável e acessível – acelerando ainda mais a procura de projetos de energias renováveis. A Península Ibérica está especialmente bem posicionada para liderar este crescimento, graças às suas fortes capacidades, recursos renováveis abundantes e preços de energia competitivos. Os novos centros de dados da MERLIN Edged serão alimentados por uma fonte de energia renovável, eficiente e fiável – uma área em que a EDP está totalmente preparada para fornecer. Este é mais um exemplo do compromisso da EDP em ser um parceiro fundamental no percurso de descarbonização das grandes empresas tecnológicas”, afirmou Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP.














