E se os anúncios que vê na TV forem à sua medida? Chegou a publicidade endereçada

A mais recente Marketeer Talk é sobre publicidade endereçada em televisão. O conceito parece estranho? Chegou há pouco tempo a Portugal pela mão do Playce, um novo paradigma que promete revolucionar a TV ao levar algumas das mais-valias do digital para um meio mais tradicional (e que ainda recebe a maior fatia do investimento das marcas em Portugal).

Segundo Tiago Silva Lopes, responsável do Playce, a televisão sempre foi um meio bem explorado mas que apresenta agora mais, e novas, exigências. O Playce nasce para dar resposta a esta mudança.

Numa conversa com Maria João Vieira Pinto, directora de redacção da Marketeer, o responsável explica que segmentação é uma das palavras de ordem: os anunciantes podem ter acesso a ferramentas de targetização que antes só encontravam no digital. Tiago Silva Lopes sublinha ainda que a televisão é um meio mais eficiente para passar a mensagem, já que pressupõe um foco maior por parte do consumidor. No entanto, faltava esta possibilidade de segmentação.

E, na prática, o que é que isto significa? «Muitos dos conteúdos que vemos hoje em televisão são em formato on-demand e antes de vermos esses conteúdos podemos ter publicidade em pre-roll», esclarece. Ou seja, para aceder a um programa de televisão gravado, o espectador tem de ver, primeiro, um anúncio.

Do lado das marcas, é possível garantir que os anúncios chegam ao público que pretendem atingir. «Temos uma plataforma desenvolvida pela Accenture que vai aprendendo através do tipo de visualização, por exemplo, e que vai definindo segmentos e perfis que são, depois, validados com entrevistas no terreno», adianta ainda Tiago Silva Lopes.

Acompanhe a entrevista na íntegra no vídeo em baixo:

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