É oficial. Omnicom adquire Interpublic e juntas criam a maior empresa de publicidade do mundo
É oficial. O conglomerado de publicidade e marketing Omnicom Group concordou com as condições do Interpublic Group e vai adquirir a empresa, num negócio que inclui todas as ações e que avalia o Interpublic entre 13 e 14 mil milhões de dólares, excluindo a dívida.
“Trata-se de um movimento, o da aquisição do Interpublic Group pela Omnicom, que pretende, antes de tudo ganhar uma maior posição competitiva para os nossos clientes, e criar sinergias focadas na criatividade, na inovação e no talento, mantendo uma total separação e independência de cada uma das agências do grupo, como até agora tem acontecido”, refere em comunicado Luís Mergulhão, presidente e CEO da OMG Portugal.
Já o presidente e CEO da Omnicom, John Wren, diz que “esta aquisição estratégica cria um valor significativo para ambos os grupos de acionistas” e que “é o momento perfeito para unir as nossas tecnologias, capacidades, talento e presença geográfica, proporcionando aos clientes resultados superiores, baseados em dados”.
O negócio deverá atrair o escrutínio dos reguladores, uma vez que funde o terceiro maior comprador de publicidade do mundo – Omnicom – com o quarto maior – Interpublic. Ambas as empresas têm sede em Nova Iorque.
Juntas, as empresas tornam-se na maior empresa de comunicação a nível global, incluindo publicidade, media e relações públicas, e contarão com mais de 100 mil funcionários. A fusão ficará com o nome Omnicom e negociará sob o código OMC na Bolsa de Valores de Nova York, de acordo com comunicado de ambas as empresas.
A empresa resultante desta fusão reunirá um conjunto mais abrangente de talentos em marketing, bem como serviços e produtos mais amplos e inovadores, impulsionados pela plataforma de vendas e marketing mais avançada. Juntas, as empresas aumentarão a sua capacidade de criar soluções completas e integradas, que proporcionam melhores resultados para os clientes mais sofisticados do mundo.
De acordo com os termos do acordo, os acionistas da Interpublic receberão 0,344 ações da Omnicom por cada ação comum da Interpublic que possuam. Após a conclusão da transação, os acionistas da Omnicom deterão 60,6% da empresa combinada, enquanto os acionistas da Interpublic possuirão 39,4%, numa base totalmente diluída. Espera-se que a transação gere sinergias anuais de custos no valor de 750 milhões de dólares.
John Wren permanecerá como presidente e CEO da Omnicom, e Phil Angelastro continuará como diretor financeiro. O CEO da IPG, Philippe Krakowsky, e o diretor de operações da Omnicom, Daryl Simm, atuarão como co-presidentes e COOs da Omnicom. Krakowsky também será co-presidente do comité de integração pós-fusão.
A Interpublic é proprietária de marcas como a McCann, Weber Shandwic e Mediabrands, e, na sexta- feira, dia 6 de dezembro, tinha um valor de mercado de cerca de 10,9 mil milhões de dólares. A Omnicom foi avaliada em 20,2 mil milhões de dólares e detém marcas como a BBDO e a TBWA.
As ações da Interpublic caíram 10,36% no ano até à data, para 29,48 dólares. A transação poderá ser anunciada já esta semana, informou o jornal, acrescentando que os termos exatos do negócio em discussão não foram divulgados.
As receitas combinadas seriam superiores a 20 mil milhões de dólares, com base nos valores de 2023. Isso competiria com o WPP do Reino Unido e o Publicis Groupe SA de França (PUBP.PA), que geram receitas de US $ 15 mil milhões e US $ 13 mil milhões, respetivamente.
O aumento das ferramentas internas de IA fornecidas por fornecedores terceiros ou plataformas digitais está a desafiar as agências de publicidade tradicionais, uma vez que os clientes procuram alternativas mais baratas e mais rápidas.
Em 2013, a Omincom e a Publicis cancelaram uma fusão de 35 mil milhões de dólares após bloqueios regulamentares, que também teria criado o maior grupo de publicidade do mundo.
O forte desempenho recente do Publicis contraria o abrandamento geral da indústria da publicidade, que é vista como um indicador da saúde económica em geral. O CEO da Publicis creditou a sua implementação de IA para impulsionar ainda mais o seu negócio, acrescentando que tem muitos projetos em carteira à espera de serem lançados assim que as condições de mercado melhorarem.