Dos micro-influenciadores à hiperpersonalização: 5 tendências para o marketing B2B
Nos últimos anos, o marketing digital B2B passou por uma transformação, impulsionada pela convergência de tecnologias e alterações no comportamento do consumidor corporativo. Ao analisar as tendências que reflectem os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento dos consumidores corporativos, a Martech Digital elege 5 tendências de marketing B2B que vão ganhar destaque em 2024.
- Inteligência Artificial (IA) vai ajudar na personalização
O uso inevitável da IA vai continuar a marcar este ano, com um foco especial na forma como os profissionais de marketing vão integrar esta tecnologia nas suas estratégias. No contexto do marketing digital B2B, esta evolução vai remodelar a forma como as empresas se conectam com os seus públicos, organizam o seu atendimento, elaboram e distribuem conteúdo, entre outros.
A abordagem vai tornar-se mais proactiva, resultando em recomendações e interacções mais eficientes. Este nível de personalização possibilita a transformação de dados, aumentando as hipóteses de conversão e mantendo os clientes satisfeitos. Como parte desta tendência, espera-se um aumento significativo no uso de chatbots para atendimento e suporte, bem como na integração da IA nos sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).
- Aproveitar o poder dos (Micro)Influenciadores para alavancar as vendas
Algumas trends vieram para ficar e a presença dos influenciadores nas estratégias de marketing é uma tendência que, definitivamente, conquistou o seu espaço. Os influenciadores possuem uma “voz” que ressoa positivamente para empresas, seja no cenário B2B ou não. É importante que os players no mercado B2B fiquem atentos a possíveis especialistas em nichos específicos, capazes de auxiliar na adopção de softwares, serviços e consultorias. Uma opinião feita através de uma demonstração em vídeo numa rede social pode ter um impacto significativo nos resultados e metas da empresa.
- Marketing conversacional e vídeo em ascensão
O marketing conversacional irá ganhar destaque em 2024, especialmente em plataformas como o WhatsApp, proporcionando respostas rápidas e eficientes em tempo real. A abordagem que utiliza diálogos automatizados em tempo real para guiar prospects ao longo da jornada de compra é uma estratégia inovadora. Estas interacções são realizadas através de mensagens de chatbots que criam diálogos realistas, proporcionando uma humanização no contato digital entre indivíduos e marcas.
Também o marketing de vídeo deverá manter-se como uma figura dominante no cenário do marketing digital. No contexto B2B, o formato audiovisual demonstra ser uma ferramenta poderosa para comunicar mensagens, estabelecendo conexões com o público, educando-o e promovendo a fidelização. Não existem restrições quanto à plataforma, duração ou propósito destes vídeos, contanto que a linguagem dialogue com o público, o aspecto visual seja cativante, a narrativa inteligente e diversificada e o conteúdo seja compreensível.
- Hiperpersonalização do e-Commerce
A tendência de hiperpersonalização emerge como uma prioridade crucial. As empresas já estão a ser desafiadas a oferecer experiências personalizadas para cada cliente, abandonando a maior parte das estratégias de marketing em massa. Espera-se que estratégias hiperpersonalizadas sejam baseadas em análises avançadas de dados provenientes de diversas fontes, como redes sociais e websites.
A aplicação da hiperpersonalização no marketing digital B2B estende-se também ao comércio electrónico. A proposta consiste em explorar as capacidades da inteligência artificial e dos dados para antecipar os interesses e procura do consumidor, visando facilitar a aquisição de produtos e serviços. A qualidade da experiência de compra para o cliente deve evoluir por meio da implementação de recursos como realidade virtual, criptografia, tecnologia bancária e marketing de vídeo contribuem para fortalecer o objectivo de aprimorar a jornada do cliente no comércio electrónico B2B.
- Diversificação do marketing de conteúdo
A diversidade no marketing de conteúdos deverá abranger não apenas os tipos de conteúdo a serem criados, mas também os canais de entrega e os formatos. A inclusão desta variedade nas estratégias de conteúdo assume uma importância significativa no âmbito B2B, onde a jornada de compra é caracterizada pela sua complexidade e extensão em comparação a outros sectores. Na maioria das vezes, atrair, seduzir e informar não é suficiente. O consumidor corporativo deve ser “educado” para descobrir as soluções e vantagens que uma empresa pode oferecer.
Por isso, os conteúdos diversificados vão desempenhar um papel crucial. Além das tradicionais plataformas como blogues, ofertas de valor, redes sociais e YouTube, a exploração de formatos ao vivo e interactivos – como webinars, podcasts e workshops online – é recomendada. O objectivo não é apenas impulsionar vendas, mas também construir uma comunidade sólida e uma plataforma de comunicação e colaboração.