Dos espelhos inteligentes ao self-checkout: o que querem os consumidores

São muitas as novidades tecnológicas que os consumidores de todo o mundo ambicionam encontrar nas lojas, tendo como objectivo último uma melhor experiência de compra e mais conveniência. O maior desejo envolve a disponibilização de uma aplicação móvel que permita comprar produtos sem qualquer tipo de interacção humana. O self-checkout é apontado por 71% dos adultos inquiridos num estudo realizado pela Wirecard.

Segundo o “Global Consumer Report: Lifting the Lid on Unified Commerce”, o segundo maior interesse dos consumidores em termos de retalho é um espelho inteligente que permita ver outros produtos, pedir artigos ou mesmo comprar (65%). As lojas sem funcionários, como a Amazon Go, surgem em terceiro lugar na lista de desejos (61%), ao lado de equipamentos de realidade virtual através dos quais seja possível experimentar roupa antes de concluir uma compra online (61%).

O eMarketer considera que expectativas como estas não são uma surpresa, tendo em conta que outro estudo da Capgemini já indicava, em Outubro do ano passado, que 60% dos adultos se sentem irritados com as filas para pagar. Esta questão surgia à frente de falhas de strock ou dificuldade em obter ajuda por parte de um funcionário.

De acordo com o mesmo site, o número de lojas sem as tradicionais caixas para pagamento continuará a aumentar e a alterar a indústria do retalho graças, em grande parte, à Amazon. A gigante tecnológica liderada por Jeff Bezos abriu a primeira Amazon Go em 2018, em Seattle. Desde então, criou uma rede de lojas deste tipo e alargou o conceito, recentemente, à categoria dos frescos.

Enquanto as lojas sem funcionários não se tornam mais comuns, o self-checkout é mesmo a solução com mais espaço para crescer: só nos Estados Unidos da América, 47% dos clientes usa regularmente os pontos de self-checkout das lojas. Este número salta para 59% se considerarmos apenas a faixa etária dos 18 aos 34 anos (dados Bizrate Insights).

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