Dona da Zara diz ‘adeus’ aos alarmes tradicionais e ‘olá’ aos pagamentos móveis

A Inditex, dona da Zara, continua a investir na inovação para atender seus clientes. Como tal, há duas novidades que a multinacional está a implementar nas suas lojas, nomeadamente no que diz respeito aos alarmes e pagamentos.

De acordo com o site Modaes, os soft tag ou soft alarm é o novo método de etiquetagem quase imperceptível que melhora a interação com os itens, protege o produto com alarmes mais leves que reduzem o risco de danificar as peças e melhora a experiência de compra. Com este novo método, que já estará implementado em todas as lojas Zara, abandonam-se os alarmes tradicionais que costumam vir agarrados às peças e, em alguns casos, poderão danificá-las.

Ainda ao longo do ano, as lojas Bershka e Pull&Bear também incorporarão esta nova tecnologia de “alarme não físico”, e nem vendedores nem clientes serão obrigados a remover os alarmes tradicionais ao fazer transações. Quanto a outras marcas sob alçada da Inditex, a tecnologia será implementada progressivamente no âmbito de um “aprofundamento da digitalização” das lojas da multinacional.

Quanto à segunda novidade, o serviço de pagamento móvel introduzirá novas opções de compra e abandonará as tradicionais caixas de pagamento. Através de um projeto piloto, a rede vai testar a possibilidade de comprar produtos em qualquer lugar das lojas em quatro lojas espanholas.

Com a ajuda de um dispositivo para funcionários da loja e de uma tecnologia exclusiva desenvolvida para a Inditex por um parceiro coreano, os vendedores poderão identificar e desativar o alarme da peça e efetuar o pagamento. Isso permitirá “identificar peças de roupa utilizando a tecnologia RFID (ou identificação por radiofrequência) sem a necessidade de ferramentas adicionais”, e a equipa da Zara gerará “um carrinho de compras virtual” para os consumidores poderem pagarem com cartão ou telemóvel.

Assim, os clientes evitarão filas e terão um serviço dedicado. O comprovativo de compra, por sua vez, será enviado diretamente para o e-mail do cliente para “agilizar os processos”. Embora a expectativa seja de que a inovação se estenda a mais espaços dependendo dos resultados, inicialmente estará disponível apenas nas lojas Zara do Paseo de Gracia, em Barcelona; Plaza de España, em Madris; Gran Vía, em Bilbao e Calle Compostela, em A Coruña.

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