Do menu à loiça: Diogo Rocha viaja pela floresta com produtos nacionais e de época no Mesa de Lemos

Mesa de Lemos é um restaurante português com uma estrela Michelin e uma Verde, situado nas terras do Dão. Este Verão vai receber os sabores preparados pelo chef Diogo Rocha, que se inspiram na paisagem da região, levando ao prato um design irreverente.

Numa viagem por Portugal, o menu especial incorpora alguns dos melhores produtos nacionais da época, como a enguia do Centro, da costa o besugo, dos Açores o cherne, da Serra do Caramulo o cabrito, da Serra da Estrela o requeijão, das Beiras o pêssego e da própria Quinta de Lemos os morangos. De fora, vem apenas o bacalhau, com origem na Islândia.

«Este menu é tão simples quanto complexo. Acima de tudo, quero que os nossos visitantes reconheçam o sabor e alta qualidade dos produtos em cada prato, que sintam o prazer de saborear o que é autêntico ao mesmo tempo que os desafio com novas texturas e combinações. É este misto de sensações que caracteriza o Mesa de Lemos, um refúgio perto da serra com sabores de mar e de outras regiões que não a nossa, mas que se enquadram perfeitamente nesta maravilhosa paisagem do Dão», comenta, em comunicado, o chef Diogo Rocha.

A par da criação do menu, Diogo Rocha concebeu a loiça, dedicada também ela à floresta, concretizada pela artista Geraldine de Lemos, filha do mentor da Quinta de Lemos e do restaurante, Celso de Lemos. Tudo é de produção própria e sustentável.

«Os nossos produtos são de origem controlada e da época. Garantimos sempre que os nossos fornecedores sejam de confiança e que nos forneçam o que de melhor produzem, recebendo em troca o valor justo pelo seu trabalho. Isto também é sustentabilidade. Servimos apenas o azeite e o vinho da Quinta, por exemplo. Isto garante-nos também a certificação de qualidade que exigimos. A experiência do nosso Menu de Degustação começa com a loiça apresentada na mesa e termina com o nosso digestivo Quinta de Lemos produzido exclusivamente para o restaurante», acrescenta o chef.

Estão assim disponíveis dois menus e uma oferta infantil. O Menu Chef é composto por oito momentos e tem o valor de 145 euros (com suplemento de vinhos Quinta de Lemos por 55 euros), o Menu de Lemos passa por seis momentos com o valor de 115 euros (com suplemento de vinhos Quinta de Lemos por 35 euros), enquanto o infantil tem o valor de 45 euros.

Artigos relacionados