Descubra aqui onde fica a nova paragem obrigatória para os amantes do Ramen japonês
É a mais recente criação de António Carvalhão e João Azevedo Ferreira, os dois amigos que em 2017 começaram a cozinhar ramen em casa do António, para um grupo de pessoas que não parava de crescer.
Sete anos depois, com dois restaurantes abertos em Lisboa e oito cursos e formações realizadas internacionalmente com especialistas japoneses, a dupla de aficionados do ramen quer agora democratizar o consumo do prato mais apreciado no Japão, e trazer para Portugal mais uma “faceta” do ramen japonês.
Inspirado nas movimentadas estações de comboio e de metro japonesas, onde se encontram alguns dos melhores restaurantes de ramen do mundo, o Ramen Station é a materialização dessa ideia.
“O Ramen Station é a nossa forma de trazer para Lisboa a verdadeira essência de um restaurante de ramen japonês: simples, rápido e sem comprometer a qualidade. Queremos que os nossos clientes se sintam numa verdadeira estação japonesa, com sabores autênticos e um serviço eficiente, mas também num ambiente relaxado e acolhedor,” explica António Carvalhão.
Relativamente ao menu, o Ramen Station apresenta uma oferta simplificada. Amazing Shio, Incredible Miso e Sublime Vegan, são os ramens disponíveis, baseados em receitas japonesas, com ingredientes 100% naturais e com um valor acessível, que varia entre os 9,90€ e os 11,50€.
O Amazing Shio, é um clássico das ruas de Tokyo e apresenta-se como um ramen suave, perfeito para uma primeira viagem. É composto por noodle fresco de espessura média, barriga de porco, ovo ajitama, bamboo marinado e um toque de nori com manteiga.
O Incredible Miso, define-se com uma bomba de umami. Robusto e pensado para Ramen Lovers mais viajados, é composto por noodle fresco de espessura grossa, tare de miso branco, barriga de porco e ovo Ajitama.
Nesta opção é possível adicionar três níveis de picante caseiro, com pimentas sancho e togarashi.
E, por último, o Sublime Vegan, à base de um caldo de vegetais, recria uma receita vegan sem compromissos. É composto por noodle fresco de espessura grossa, espinafres, cogumelos e baby corn. Neste ramen também é possível adicionar três níveis de picante caseiro, com pimentas sancho e togarashi. Uma opção plant-based, ideal para uma viagem pela natureza.
No que diz respeito às entradas o Ramen Station oferece duas opções tradicionais: gyozas, com uma massa delicadamente dourada, e recheadas de frango ou vegetais e servidas com molho caseiro; e Edamame, crocante, salgado, fresco e saudável. O mochi; disponível em três sabores distintos: manga/maracujá (vegan), chocolate com avelã (vegan), e framboesa (sem glúten); é a proposta do restaurante para a sobremesa.
Por último, nas bebidas, para além de chá de matcha, limonada caseira e outros refrigerantes, destaca-se uma marca própria de cerveja artesanal, Underground Biru, infusionada com alga Kombu, e perfeita para acompanhar ramen.
Inaugurado em Benfica, na rua na Travessa do Vintém das Escolas 1A, este espaço promete trazer uma nova e autêntica experiência de ramen para a capital. O novo restaurante funciona numa lógica de ‘first come – first served’ e integra um Laboratório de Ramen
Objetivo: tornar o ramen acessível a mais pessoas, em mais momentos do dia, com mais inovação, qualidade e consistência.
Próxima paragem: a abertura de um segundo espaço no Campo Pequeno.
Destino: uma estação de ramen em cada bairro português.
O Ramen Station Benfica está aberto de quinta-feira a segunda, encerrando, para já, à terça e à quarta-feira. À sexta-feira e ao sábado, está aberto das 12h00 às 15h30 e das 19h00 às 22h30; e nos restantes dias (quinta, domingo e segunda) funciona das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00.