Deco Proteste lança mapa com mais de 1.500 espaços para exercício ao ar livre
A Deco Proteste desenvolveu uma plataforma online que visa incentivar os portugueses a adoptarem um estilo de vida mais activo e saudável. Chama-se FitMap e agrega mais de 1.500 espaços exteriores onde é possível praticar exercício físico gratuitamente, para que a mensalidade de um ginásio não seja um entrave ao desporto.
No entanto, se for necessária uma ajuda complementar de forma a garantir que os exercícios são realizados correctamente, o FitMap apresenta também uma listagem de personal trainers certificados.
De acordo com a Deco Proteste, o novo mapa interactivo permite pesquisar jardins, parques e outros espaços públicos ao ar livre: basta seleccionar um ponto do mapa para ter acesso a imagens do local e à descrição sobre o tipo de actividades que se podem praticar. Também são incluídas informações sobre as infra-estruturas, com avaliações sobre as suas condições.
Ao mapa interactivo e à lista de personal trainers certificados, juntam-se ainda dicas sobre fitness, alimentação e vídeos gratuitos com exemplos de exercícios pensados especialmente para ambiente exterior.
Quem quiser, poderá registar no FitMap todas as actividades realizadas e acompanhar o progresso ao longo do tempo. O Fitmap tem integração com o Strava, serviço online que permite também criar desafios e lutar por um lugar melhor no ranking de todos os utilizadores.
No futuro, quando for permitido, o FitMap terá informações sobre eventos oficiais, nomeadamente corridas ou provas de diferentes modalidades desportivas. Os utilizadores da plataforma também poderão criar os seus próprios eventos de grupo e publicar fotografias dos locais visitados e dos seus treinos no FitMap, criando uma espécie de rede social do da actividade física.
Susana Santos, técnica de Saúde da Deco Proteste, considera que o FitMap representa uma nova forma de treinar, pensada para ser personalizada e interactiva. «Através da definição de objectivos e dos treinos, cada atleta pode ganhar ‘troféus virtuais’ e outros benefícios, alcançados pela interacção com a plataforma, seja através de comentários sobre os locais de treino ou a partilha de fotografias, registos de treino e avaliação de personal trainers», explica a responsável.
De acordo com Susana Santos, os utilizadores recebem pontos por cada interacção – chamados Fitcoins – que podem, depois, ser trocados por merchandising ou vantagens junto dos parceiros do FitMap. «Em alternativa, no futuro, os utilizadores poderão contribuir para um projecto de uma instituição de solidariedade social», adianta a técnica de Saúde.