Decathlon Portugal junta-se a projecto internacional para dar nova vida a pneus

A Decathlon Portugal é a mais recente parceira do NextLap, programa de inovação colaborativa criado pela portuguesa Valorpneu em parceria com a dinamarquesa Genan. De âmbito internacional, o programa visa colocar à prova as ideias de startups de todo o Mundo no que à reciclagem de pneus diz respeito.

Com apoio técnico da Beta-i, o programa de economia circular conta também com a participação das empresas Extruplás, Procalçado, Opway, Mobinov e Pragosa, que esperam poder vir a desenvolver novas soluções com base nos projectos apresentados através da iniciativa. As melhores propostas serão transformadas em projectos-piloto.

“A Decathlon está empenhada em desenvolver acções no processo de produção que respeitem o meio-ambiente e preservem o Planeta: o nosso terreno de jogo”, explica a retalhista em comunicado, adiantando ainda que o ecodesign é um dos pilares desta aposta.

O objectivo é encontrar formas de substituir materiais usados nos seus produtos por borracha reciclada ou outro derivado. O novo material terá de servir o mesmo propósito de utilidade e cumprir todos os requisitos regulatórios, nomeadamente em termos de toxicologia.

O aumento do número de veículos tem levado ao crescimento do número de pneus em fim de vida e o que acontece a estes objectos é, actualmente, uma das maiores ameaças ao ambiente e à saúde pública. Dados do WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), de Dezembro de 2019, mostram que, todos os anos, a nível global, são descartadas mais de 30 milhões de toneladas de pneus.

As candidaturas para o NextLap estão abertas até ao próximo dia 21, sendo que o programa está a funcionar totalmente em regime remoto. Podem participar indivíduos, centros de investigação de universidades, empresas e startups.

Ler Mais



loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.