De noite, Tokkotai. De dia, Tokko. Já conhece os novos japoneses do Porto?
Um novo japonês no Porto não era suficiente. Vai daí, abriram dois: o Tokkotai e o Tokko. Ambos localizados no número 144 da Rua do Comércio do Porto, fazem parte de um projecto conjunto que tem como objectivo levar a dualidade do dia e da noite para a gastronomia, numa verdadeira viagem de sensações.
O Tokkotai apresenta-se com um conceito mais sofisticado e misterioso (noite), ao passo que o Tokko ambiciona passar uma imagem descontraída (dia). Sobre o primeiro, sabe-se que vai buscar inspiração à tradição da cozinha japonesa mas sem esquecer a criatividade, contando, por isso, com um menu composto por propostas como Ceviche de peixe branco, polvo e camarão, Tártaro de salmão, vieira e camarão, Vieira grelhada, Camarão-tigre asiático, Guiozas de wagyu ou Cannoli de atum picante.
No menu do Tokkotai constam ainda Temakis, Nigiris (tradicionais, flamejados, trufados ou com foie gras), Batera (sushi prensado), Uramaki e Hossomaki, a que se juntam os Especiais: Gunkan com toro, ouriço-do-mar, gema de codorniz e caviar; Gunkan de toro e ikura; Gunkan de ovo de codorniz, trufa negra e ovas de masago; Nigiri de wagyu com foie gras; ou Tentáculo de polvo com miso, entre outros.
Destaque ainda para Tempura, Caviar, Carpaccio, pratos quentes como Zukushi de Wagyu ou Miso Ramen e, além disso, opções veganas como Legumes e tofu ao vapor em folha de arroz, Zaru soba ou Arroz de cogumelos com “peixe” da terra.
Já no que toca ao Tokko, o irmão diurno do Tokkotai, importa frisar que está aberto apenas para almoços e que a entrada se faz, neste caso, pela Rua de Ferreira Borges. Trata-se de um restaurante mais pequeno (apenas 35 lugares sentados) e com um menu mais simples e despretensioso, que poderá ser levado para casa (via delivery ou take-away), “algo que a complexidade dos pratos do Tokkotai e a própria experiência não permite”, lê-se em comunicado.