Da energia ao retalho: as marcas portuguesas mais valiosas são…

Já são conhecidos os resultados do estudo anual “Marcas Portuguesas Mais Valiosas”, de 37 sectores de actividade, realizado pela consultora OnStrategy. Através da metodologia Royalty Relief, em que todas as marcas são auditadas e avaliadas com base em informação pública, nomeadamente relatórios e contas, dados de mercado e indicadores de força de marca, é revelado o ranking.

Entre as 37 marcas líderes sectoriais, identificadas a partir da totalidade das 100 marcas portuguesas mais valiosas, a CGD (+47%), o Pingo Doce (+38,4%), a Parfois (+34,12%), os CTT (+29,6%), a Wells (+29,4%) e a Portugalia (+28,6%) destacaram-se como as marcas que mais valorizaram face a 2023.

Energia e Mobilidade

No domínio da Energia e Mobilidade, destacaram-se marcas como a EDP, que além de ser a marca mais valiosa de 2024 se assume também como líder do segmento de “Energy & Utilities”, a Galp Energia, líder do segmento de “Oil & Gas”, a TAP, líder do segmento de “Airlines & Aerospace”, a Brisa, líder do segmento de “Mobility”, e a CP líder do sector de “Transportation”.

Distribuição & Consumo Alimentar

Relativamente aos sectores de produção, distribuição e retalho alimentar, as marcas líderes em 2024 foram o Pingo Doce no segmento de “Retail Food”, cuja proprietária Jerónimo Martins se destacou também como a marca de Holdings mais valiosa, a Delta, no segmento de “Beverages Non Alcohol”, a Super Bock, no segmento de “Beverages Alcohol”, a Lactogal, no segmento de “Food”, e a Portugália, no segmento de “Retail Restaurants”.

Banca & Seguros

A Caixa Geral de Depósitos assume-se como a marca de Banca mais valiosa, ocupando o 6º lugar no ranking das 25 marcas portuguesas mais valiosas. Nos sectores de Banca & Seguros, as marcas com maior valor foram ainda a Fidelidade, no segmento de “Financial Insurance” e o Multibanco, no segmento de “Payment Systems”.

Telecomunicações

A MEO assume-se como a marca mais valiosa de “Media & Telecom”, com um valor de 767 milhões de euros e uma valorização de 9,9% face a 2023.

Construção

No sector da construção, que em 2023 atingiu 20 mil milhões de euros em produção e registou um crescimento de 7,5% face ao ano anterior, o Grupo Mota-Engil assumiu-se como a marca mais valiosa no segmento de “Engineering & Construction”, com a CIN a liderar o segmento de “Construction Supplies”.

Indústria

O sector Indústria, que na comparação homóloga em Abril de 2024 registou um crescimento de 3,4% em contraciclo com a tendência europeia, é liderado pela Navigator Company, que se assumiu como a marca mais valiosa do segmento de “Industrial Products” (281 milhões de euros).

Retalho

O sector de Retalho é liderado pela Parfois, a marca mais valiosa de “Retail Specialist”, seguida da Salsa, líder do segmento de “Retail Textile”, da Vista Alegre, a marca mais valiosa do segmento de “Luxury”, e do Gato Preto, líder do segmento de “Retail Home”.

Serviços

No segmento “Professional Services”, os CTT assumiram-se como a marca mais valiosa (227 milhões de euros).

Tecnologia

No sector de tecnologia destacaram-se, no período em análise, a Worten, a marca mais valiosa de “Retail Technology”, seguida da Novabase, líder do segmento de “Technology & Software”.

Saúde

No que refere ao sector da saúde, a marca portuguesa mais valiosa de “Hospitals Healthcare” foi a CUF, com a BIAL a liderar o segmento de “Pharmaceuticals”, a Medis a assumir-se como a marca mais valiosa de “Healthcare Insurance”, a Germano de Sousa a posicionar-se como marca mais valiosa de “Laboratories Healthcare” e a Wells a liderar o segmento de “Retail Health & Wellness”.

Turismo

O sector do Turismo teve como protagonistas, em 2024, a marca Pestana, líder do segmento de “Travel & Leisure”, e a Viagens Abreu, a marca de “Travel Agencies” mais valiosa.

Desporto

Relativamente ao sector desportivo, a marca SL Benfica assumiu-se como a mais valiosa (“Sports”), com uma avaliação de 112 milhões de euros, com a Sport Zone a posicionar-se como a marca mais valiosa do segmento de “Retail Sports”.

Media

No domínio dos media, a SIC assume-se como o canal de televisão mais valioso (“Media & TV Channels”), e o Correio da Manhã lidera o segmento imprensa como marca mais valiosa de “Media & Channels Press”. O pódio da rádio é ocupado pela Rádio Comercial, a marca mais valiosa de “Media & Channels Radio”.

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