CUF adere a iniciativa global de sustentabilidade para ajudar a curar o mundo

SaúdeNotícias
Marketeer
06/01/2026
13:15
SaúdeNotíciasSustentabilidade
Marketeer
06/01/2026
13:15


Partilhar

A CUF viu aprovada a carta de compromisso enviada à Science Based Targets initiative (SBTi), iniciativa internacional que ajuda as empresas a definirem metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa alinhadas com o Acordo de Paris, tornando-se assim o “primeiro prestador de cuidados de saúde em Portugal a aderir à iniciativa”.

Com esta adesão, o grupo privado de saúde assume a responsabilidade de definir num futuro próximo metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa. «Este compromisso reflecte a convicção de que a excelência clínica e a responsabilidade ambiental devem caminhar lado a lado, integrando a sustentabilidade nas decisões operacionais, no investimento e na gestão da nossa cadeia de valor. A CUF vai continuar a contribuir, de forma activa, para a transição para uma economia de baixo carbono, garantindo que o cuidado com a saúde das pessoas é indissociável de um futuro sustentável», afirma em comunicado Rui Diniz, presidente da Comissão Executiva da CUF.

Com este passo, o grupo reforça ainda o seu compromisso com a descarbonização, contribuindo para a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C. Entre outras medidas, a CUF alterou os gases anestésicos nos blocos operatórios, reduzindo em 76% as suas emissões totais em 2024; apostou na electrificação da sua frota, que conta já com 50% de veículos eléctricos ou híbridos plug-in; na instalação de soluções de energia para autoconsumo e na substituição de tecnologias e infra-estruturas, como caldeiras a gás por bombas de calor.

“A aprovação da carta de compromisso é o ponto de partida para a submissão das suas metas de redução de emissões, que serão avaliadas e aprovadas pela SBTi através de especialistas independentes, garantindo que a estratégia de descarbonização da CUF cumpre os critérios mais recentes da ciência climática”, sublinha o grupo.

A Science Based Targets initiative (SBTi) resulta de uma parceria entre o Carbon Disclosure Project (CDP), o Pacto Global das Nações Unidas, a We Mean Business Coalition, o World Resources Institute (WRI) e a World Wide Fund for Nature (WWF). Actualmente, a iniciativa conta com mais de 12 mil empresas aderentes.




Notícias Relacionadas

Ver Mais