Costuma comprar na Vinted ou OLX? Saiba como se defender em caso de problemas

Comprar coisas em segunda mão em plataformas como a Vinted ou a OLX pode ser bastante apetecível. Ora pela comodidade, ora pelos preços mais simpáticos, o que é certo é que este tipo de plataformas tem vindo a ganhar cada vez mais fãs. Mas, se houver problemas, como pode defender-se?

A pensar nisso mesmo, a Deco Proteste elaborou uma lista de “cuidados para comprar bens em segunda mão”, além de o aconselhar nos métodos de pagamento mais recomendáveis. 

Antes de partilharmos as 10 dicas para se defender, saiba que os meios de pagamento podem variar, devendo o consumidor “prestar especial atenção quanto ao procedimento a adotar, já que o comprador pode ser alvo de burla”.

Assim, a organização de defesa do consumidor sugere “o recurso a um cartão de crédito virtual com limite de valor para uma única transação”. No caso da Vinted, “se o artigo não for enviado, o comprador será reembolsado pela plataforma”.

Conheça a lista de 10 cuidados a ter:

  1. Ler os termos e condições da plataforma.
  2. Para poupar os custos de envio, alguns compradores realizam a compra fora da plataforma. No caso da Vinted, deixam de beneficiar da “proteção ao consumidor”.
  3. Confirmar a avaliação do vendedor (se existem comentários positivos e experiências de compras anteriores).
  4. Verificar a antiguidade do perfil (se o vendedor é novo). Um perfil mais antigo confere, à partida, maior credibilidade.
  5. Pedir a prova de compra (em especial para os artigos de valor elevado, como um relógio). Assim, evita comprar uma falsificação.
  6. Ter alguma reserva relativamente a artigos vendidos mediante um valor demasiado baixo quando comparado com o seu preço médio.
  7. Preferir a entrega em mão (local de encontro combinado entre o vendedor e comprador). Isso permite confirmar, antes de efetuar a compra, o estado de conservação do bem.
  8. Confirmar junto do vendedor se aceita devolução do bem (por exemplo, se o artigo não servir) e quem suporta os custos de devolução (por norma, são por conta do comprador, mas em alguns casos o vendedor pode assumir os custos, se assim o entender).
  9. Em caso de dúvida, pedir fotografias detalhadas e solicitar informação adicional (por exemplo, perguntar se a peça tem algum defeito ou manchas, se a peça está rasgada, etc.). Se se tratar de um equipamento eletrónico, veja se é possível experimentar antes de fazer o negócio.
  10. Na dúvida, procurar outro artigo junto de outro vendedor (apesar de poder ser ligeiramente mais caro, pode compensar se se encontrar em melhor estado de conservação).
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