Continente cresce com a “mensagem da Mariana”: mais seguidores e mais downloads da app
“Teste Mariana. Recebeste?” foi a mensagem enviada pelo Continente a pelo menos uma parte dos titulares de Cartão Continente e que acabou por se transformar no ponto de partida para várias brincadeiras online. Aquilo que parece ter sido um engano inspirou comentários de outras marcas e até o próprio Continente decidiu juntar-se: “Todos receberam a mensagem? A Mariana está preocupada”, questionou a cadeia de supermercados no Instagram.
Mas será que os resultados deste engano ficam por aqui? Segundo Paulo Rossas, não. O Chief Innovation Officer na Lisbon Digital School partilhou no LinkedIn dados sobre o efeito deste fenómeno, nomeadamente em termos de download da aplicação que deu origem à mensagem: durante o passado sábado, a aplicação Cartão Continente subiu 14 posições no ranking dos downloads para Android, em Portugal. No que ao iOS diz respeito, verificou-se uma escalada de oito posições logo no primeiro dia.
Segundo Paulo Rossas, notou-se também um incremento de 600 seguidores no Instagram, no primeiro dia, subindo para mais 800 no dia seguinte. Estes números contrastam com a média habitual de 200 novos seguidores por dia. Destaque ainda para os comentários, que passaram de uma média de sete para mais de 300 na publicação em que o Continente dá conta da Mariana.
Nas restantes redes sociais, as consequências são semelhantes: 60 novos fãs no Twitter (versus os sete habituais) e aquele que será, provavelmente, o melhor post do ano com 117 retweets e 650 gostos (aquando da publicação de Paulo Rossas no LinkedIn, durante o dia de ontem). A média nesta plataforma costuma ser de oito gostos e dois retweets.
No Facebook, por seu turno, não houve mais fãs a somar com base na mensagem da Mariana, mas o indicador “talk about”, ou seja, o indicador que mede a presença de uma marca nas conversas e partilhas, subiu 3.000 no primeiro dia e 8.000 no segundo.
Quanto ao LinkedIn, a média do Continente era de 200 gostos por publicação e apenas alguns comentários, mas o post sobre a Mariana recolheu, pelo menos, 1.500 gostos e 30 comentários.
«Resta saber se levou muitas pessoas ao website», reflecte o profissional, acrescentando que nesta análise não são contabilizadas «as dezenas de posts, incluíndo este, no LinkedIn e a quantidade de marcas que tentaram capitalizar o momento».
Confira, em baixo, alguns dos conteúdos partilhados por marcas na sequência da mensagem enviada pelo Continente aos seus clientes. Desde o Lidl ao Licor Beirão, passando pela Staples, Control ou Millennium bcp, entre outros:
Ver essa foto no Instagram
Receberam? Não é um teste, é mesmo verdade 😉 Já podem ver todos os alertas – e testes, claro – no StayON da App Millennium! @Continente_PT somos todos Mariana! 👏🏼
— Millennium bcp (@Millenniumbcp) May 20, 2021
#Mariana 1⃣ teste do GP do Mónaco é já amanhã às 10h10.
Receberam?@Continente_PT#F1ELEVEN https://t.co/jYreGlOAg9
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) May 19, 2021
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram