O turismo está a mudar. Cada vez mais, os consumidores preferem investir em experiências únicas em vez de bens materiais, tendência que deverá gerar até 1,3 biliões de dólares em 2026, segundo dados da Statista citados em estudos recentes sobre o setor. Em Portugal, a Odisseias confirma este fenómeno, acompanhando de perto a evolução global do turismo experiencial.
“Estamos a assistir a uma mudança da valorização do objeto para a valorização da experiência. As pessoas querem criar e oferecer memórias… uma escapadinha a dois, uma massagem relaxante ou um dia de aventura em família. Na Odisseias, juntamos a esta tendência uma componente digital que torna todo o processo simples e rápido, com confirmação imediata”, afirma Tiago Almeida, Diretor Digital da Odisseias, em comunicado da marca.
O mercado português reflete esta tendência: diariamente, mais de mil pessoas reservam experiências na plataforma da Odisseias, incluindo escapadinhas com spa, glampings, hotéis de luxo e atividades de aventura. Apenas na categoria de Hotéis e Viagens, são feitas mais de 200 reservas diárias. A marca oferece atualmente mais de 25 mil experiências, todas acessíveis online, permitindo ao cliente escolher e marcar a sua atividade de forma totalmente digital.
Estudos internacionais reforçam esta mudança: 76% dos consumidores preferem gastar dinheiro em experiências em vez de produtos físicos, percentagem que sobe para 78% entre os millennials. Em contexto de presentes, a preferência por experiências é ainda mais marcada, criando memórias duradouras e personalizáveis, conforme destaca o comunicado da Odisseias.
Além do impacto emocional, o investimento em experiências também traz benefícios económicos. Cada reserva contribui para dinamizar hotéis, restaurantes, spas e atividades de lazer em todo o país. Segundo a Odisseias, “ao transformar escapadinhas, jantares, dias de spa ou aventuras em presentes, a marca contribui para dinamizar a economia do turismo e do lazer em Portugal, ao mesmo tempo que ajuda as pessoas a viver mais e melhores momentos”.













