Foram 190 as marcas eleitas pelos portugueses para receberem o selo ‘Marca Recomendada 2026’, que “resulta da experiência real dos consumidores com as marcas e que reflete satisfação, confiança e reputação”. Este ano, foram assim distinguidas mais 13 marcas do que em 2025.
A sexta edição do Relatório Anual da Consumers Trust – entidade responsável pela atribuição do prémio – volta assim a “celebrar as marcas que se destacaram pela consistência, qualidade de resposta e compromisso com a satisfação do cliente ao longo de 2025, elegendo-as como verdadeiras referências no mercado”, refere-se em nota de imprensa. A distinção é atribuída com base nos dados e indicadores de desempenho das marcas presentes no Portal da Queixa.
Entre as 18.639 marcas avaliadas, as 190 vencedoras (185 marcas privadas e cinco entidades públicas) destacaram-se “pela performance e conexão com os clientes, pela forma atenta, próxima e consistente como procuraram dar resposta aos consumidores e alcançaram o melhor Índice de Satisfação da sua categoria, ao longo de doze meses consecutivos”, enquadra-se na mesma nota.
As quase duas centenas de marcas vencedoras podem ser conhecidas aqui.
“A Marca Recomendada é uma distinção única em Portugal, porque nasce da experiência real dos consumidores. Na sua 6.ª edição, reconhece 190 marcas que, ao longo de 2025, se destacaram pela qualidade da relação com os seus clientes, colocando a confiança, a proximidade e a consistência no centro da sua atuação. Mais do que um selo, este é um reconhecimento com significado, entregue simbolicamente pelas mãos dos próprios consumidores e que reflete um compromisso diário com a excelência. A Marca Recomendada 2026 é, acima de tudo, uma celebração da confiança das marcas que a conquistam e dos consumidores que a atribuem”, diz Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa e Fundadora da Marca Recomendada, citada em comunicado.
Já Pedro Lourenço, CEO & Founder da Consumers Trust e fundador do Portal da Queixa, refere que “num mercado onde as distinções muitas vezes resultam de análises técnicas ou decisões internas, esta se destaca pela sua origem genuína: a satisfação dos clientes”. “Cada vitória nasce de um processo independente, transparente e baseado no Índice de Satisfação: sem candidaturas, júris ou intervenções externas. A distinção Marca Recomendada é, por isso, um importante indicador de reputação positiva, que destaca uma marca no seu setor e a torna uma referência de confiança para todos os consumidores”, acrescenta.














