A confiança dos consumidores voltou a descer em Setembro, mesmo após o corte das taxas de juro em Agosto, um sinal claro de que as preocupações reais continuam a moldar o comportamento do consumidor.
Os dados são do Barómetro de Confiança do Consumidor da GfK, citados esta semana pela Marketing Week, que registou uma queda de dois pontos no índice geral, agora fixado nos –19.
Todos os cinco indicadores que compõem o índice sofreram descidas face ao mês anterior, revelando um sentimento generalizado de incerteza e contenção.
Em declarações à Marketing Week, Neil Bellamy, director de consumer insights da GfK, alerta: “Com a confiança a deteriorar-se e os lares a prepararem-se para possíveis aumentos fiscais, os marketers não podem ignorar o ambiente sombrio que se vive. É fundamental ajustar as mensagens e estratégias à nova realidade do consumidor.”
O artigo da Marketing Week sublinha ainda que este contexto representa um desafio, mas também uma oportunidade, para as marcas que consigam reposicionar-se com autenticidade e relevância. Em tempos de instabilidade, é crucial que os profissionais de marketing reforcem a sua proposta de valor, comuniquem com empatia e ofereçam soluções reais para as preocupações quotidianas dos consumidores.














