Compras online na Península Ibérica devem crescer quase 14% este ano, revelam os CTT

Notícias
Marketeer
27/11/2025
17:13
Notícias
Marketeer
27/11/2025
17:13


Partilhar

As compras ‘online’ de bens e serviços na Península Ibérica devem crescer quase 14%, este ano, e ultrapassar os 125.000 milhões de euros, com a moda e a eletrónica em destaque, segundo um relatório dos CTT sobre o ‘e-commerce’.

“As compras ‘online’ de bens e serviços na Península Ibérica deverão ultrapassar os 125.000 milhões de euros em 2025, mais 13,7% do que no ano anterior”, indicou, em comunicado.

Segundo os Correios, a moda e a eletrónica vão ser as categorias mais compradas.

Por país, em Portugal, quase todas as categorias tiveram um aumento nas compras ‘online’ no ano passado, destacando-se os utensílios para o lar, com um acréscimo de 5,8 pontos percentuais face a 2023.

Já em Espanha, a categoria que mais cresceu foi a dos produtos alimentares em lojas/sites de supermercados, que ascendeu 6,1 pontos percentuais.

O relatório concluiu que os consumidores continuam a dar preferência às compras ‘online’ devido ao conforto e autonomia.

Em Portugal, o número de pessoas que compraram, no ano passado, através deste canal, subiu 2,1% para 5,27 milhões, enquanto em Espanha verificou-se um aumento de 6% nos compradores ‘online’ para 27,8 milhões.

O relatório dos CTT concluiu que as entregas fora de casa vão ganhar mais relevância, mas a entrega ao domicílio vai continuar a ser a opção preferida (68,4%) pelos consumidores.

“Em Portugal, cresce a expectativa por soluções de entrega mais rápidas e flexíveis, sobretudo entre os mais jovens: 10,5% da geração Z [pessoas nascidas entre 1997 e 2012] prefere entregas no próprio dia e 13,6% valoriza entregas em apenas duas horas”, acrescentou.

Este relatório tem por base os resultados de um estudo, promovido pelos CTT, em Portugal e Espanha, que decorreu entre maio e junho.

Neste estudo foram realizados 500 inquéritos telefónicos a compradores ‘online’ em Portugal e 1.000 em Espanha, outros 70 a retalhistas com venda ‘online’ em Portugal e 150 em Espanha, e foram realizadas 12 entrevistas presenciais a ‘e-sellers’ em Portugal e oito em Espanha.

O documento conta ainda com dados de um inquérito quadrimestral do barómetro ‘e-commerce’ dos CTT a cerca de 50 especialistas desta área em Portugal.

Foram também recolhidos testemunhos de retalhistas.

PE // EA

Lusa/Fim




Notícias Relacionadas

Ver Mais