Compra onde mora? Este movimento apela ao comércio local
“Moro aqui, Compro Aqui” é o mote da mais recente campanha lançada pela União de Associações do Comércio e Serviços (UACS). Em tempo de pandemia, com algumas lojas fechadas e outras a sofrer com a falta de clientes, esta união decidiu apelar a uma mudança de comportamentos dos portugueses: pede para que escolham as lojas do bairro.
Para que o apelo chegue a todos os consumidores, a UACS está a partilhar com as empresas um cartaz que deverá ser colocado na montra das lojas e, assim, sensibilizar os transeuntes para a importância de comprar nos estabelecimentos de proximidade.
«Apesar de ser uma óptima notícia o facto de 90% do sector já estar de portas abertas, a primeira semana de desconfinamento não foi muito favorável e fica a faltar o essencial: clientes», sublinha Lourdes Fonseca, presidente da Direcção da UACS. Segundo a responsável, os produtos de consumo foram os que registaram melhores resultados. Por outro lado, tudo o que não é considerado um bem essencial apresentou um desenvolvimento muito lento.
«A maior parte dos pequenos negócios enfrenta graves dificuldades, e se há altura em que deve apoiar o que é local é agora», conclui a presidente da união de associações.