Como será viver com enxaqueca? Lisboa recebe experiência que é uma autêntica dor de cabeça

SaúdeNotícias
Marketeer
02/09/2025
10:47
SaúdeNotícias
Marketeer
02/09/2025
10:47


Partilhar

A farmacêutica AbbVie juntou-se à associação MiGRA Portugal para criar o “The Migraine Maze”, uma instalação interactiva que pretende mostrar aos portugueses os desafios vividos diariamente por quem sofre de enxaquecas. A iniciativa decorrerá nos próximos dias 4 e 5 na Gare do Oriente, em Lisboa.

A experiência, que decorre no mês de sensibilização para a enxaqueca, consiste num labirinto sensorial que espelha os sintomas invisíveis da enxaqueca: dor, frustração, sensibilidade e isolamento. A iniciativa tem como objectivo “transformar a percepção pública sobre esta condição, mostrando o seu impacto profundo na vida pessoal, profissional e emocional destes doentes”, explicam as duas entidades em comunicado.

Em Portugal, esta doença afecta cerca de 2,1 milhões de pessoas e representa um custo anual a rondar 1,2 mil milhões de euros para a economia, de acordo com um estudo do WifOR Institute. O inquérito revela ainda que o impacto é mais expressivo entre as pessoas dos 20 aos 60 anos, coincidindo com os anos de maior produtividade, e é quase o dobro nas mulheres.

«Na AbbVie, acreditamos que dar visibilidade a doenças invisíveis como a enxaqueca é essencial para melhorar o bem-estar das pessoas. O “The Migraine Maze” é uma forma poderosa de gerar empatia e compreensão, e os dados do estudo realizado pelo WifOR Institute reforçam a urgência de reconhecer a enxaqueca como uma prioridade de saúde pública. É necessário agir com base no conhecimento», afirma Lucie Perrin, directora-geral da AbbVie Portugal.

No âmbito do mês de sensibilização, a MiGRA Portugal irá ainda assinalar o Dia Europeu de Acção Contra a Enxaqueca com uma experiência imersiva, que decorrerá no dia 12 na estação de metro do Cais do Sodré, em Lisboa. Esta acção contará com óculos de realidade virtual e a apresentação de uma curta-metragem que mostra os sintomas e o impacto de uma crise de enxaqueca no quotidiano.




Notícias Relacionadas

Ver Mais