Como rentabilizar uma receita? Makro ajuda restaurantes a fazerem as contas

Menos desperdício e mais rentabilidade é a proposta da Makro ao lançar uma nova campanha de comunicação que é também um incentivo à reformulação dos negócios do canal Horeca. A grossista quer ajudar os restaurantes e hotéis a economizarem ao mesmo tempo que contribuem para um sector mais ecológico.

Como? Através da disponibilização de dicas de utilização e confecção de várias proteínas e de receitas desenhadas em parceria com o consultor gastronómico José Lino. Em vigor até 31 de Maio, a campanha coloca o foco na rentabilização numa altura em que o desconfinamento permite o regresso progressivo dos clientes.

«Este é o momento», garante Cristina Maia, head of Marketing da Makro Portugal. Em entrevista à Marketeer, explica que campanhas como esta – sob o mote “Mais Rentabilidade” – têm como objectivo apoiar os clientes em todas as frentes, mostrando que a grossista está disponível para acompanhar os diferentes momentos do negócio.

Neste caso, a Makro propõe ajudar as empresas do canal Horeca a fazer as contas aos seus pratos e a perceberem como podem rentabilizar determinada receita: «Tivemos a preocupação de incluir os pratos mais utilizados pelos restaurantes portugueses», conta.

Porquê lançar uma campanha sobre rentabilidade neste momento?

Este é o momento. Agora que os negócios do sector Horeca começam o caminho progressivo do desconfinamento, e tendo em conta as grandes dificuldades pelas quais o sector passou e ainda se encontra a passar, pensamos que esta é, sem dúvida, uma campanha que os irá apoiar a evitarem o desperdício e a serem mais rentáveis. Não apenas na diversificação das suas cartas, como até mesmo do ponto de vista da gestão financeira dos seus negócios. Acreditamos que reduzir o desperdício alimentar é um passo fundamental para a sua sustentabilidade.

Caminhar ao lado dos nossos clientes é um dos nossos princípios. Aliás, o seu sucesso é o nosso negócio e, agora, mais do que nunca. Por isso mesmo, desenvolvemos esta campanha, em parceria com o chef Paulo Pinto, sendo acompanhada do lançamento de um catálogo exclusivo Makro – “Mais Rentabilidade para o seu negócio” – em que o chef deixa algumas dicas de utilização, confecção e rentabilização de diversas proteínas como: o camarão, o bacalhau, o polvo, o atum, o salmão, a pescada, o frango, o pato e o borrego.

É possível encontrar também os pratos mais confeccionados em Portugal, bem como o respectivo foodcost estimativo. Estas sugestões são elaboradas por José Lino, gastro-consultor da Makro, de forma a evitar o desperdício e a rentabilizar a sua utilização, preparação e confecção.

De que forma pode a Makro contribuir para uma maior rentabilidade dos restaurantes e hotéis?

É com campanhas como esta, por exemplo, que o fazemos. Fazemo-lo também através de uma série de iniciativas e parcerias que temos vindo a desenvolver, especialmente em tempos de pandemia, que efectivamente têm apoiado o sector.

No ano passado, desenvolvemos uma estratégia denominada Wholesale 360º, que nos permite oferecer diversos serviços que se complementam e que acabam por ter impacto em todas as dimensões profissionais dos negócios dos nossos clientes. Esta estratégia alicerça-se em 6 pilares fundamentais:

Produtos

A empresa reviu o seu sortido, oferecendo agora produtos ainda mais diferenciadores (alimentar e não alimentar). Foi inclusivamente reforçada a disponibilização de produtos que se destinam exclusivamente ao transporte por take-away, como casacos de mota, caixas térmicas de transporte, soluções de controle de atendimento, viseiras protectoras, entre outros.

Consultoria

A Makro promove o aconselhamento de clientes, compreendendo o seu negócio e oferecendo soluções personalizadas. Neste âmbito, a empresa desenvolveu uma linha de apoio – Horeca Consulting –, à disposição dos clientes profissionais das 10h às 18h. Com este suporte especializado, os clientes do sector podem colocar todas as dúvidas que tenham sobre qualquer tema relacionado com o seu negócio.

Equipamento

A Makro possui uma oferta de equipamento profissional diversificada para optimizar o negócio dos clientes. Neste momento, toda a oferta foi revista de forma a ir ao encontro das reais necessidades dos seus clientes Horeca e/ou Negócios Próprios, no que diz respeito a soluções de take-away, incluindo soluções de transporte para entrega de alimentos, desde vestuário apropriado, caixas térmicas, viseiras de protecção, kit de senhas Sua Vez (dispensador, visor, rolos), entre outros.

Serviços

A empresa oferece serviços que ajudam os clientes a atingir os seus objectivos, facilitando o seu dia-a-dia com soluções inovadoras. Foi desenvolvida uma parceria com a Cooltra, uma das principais empresas em soluções de mobilidade em duas rodas na Europa, através da qual os clientes Makro que se encontram a desenvolver o seu negócio em take-away podem recorrer a um aluguer de viatura mensal, rentabilizar recursos humanos, garantir que o contacto com o cliente final é assegurado pela equipa do restaurante, e não por terceiros, com total autonomia e independência, entre outros.

Os clientes podem ainda contar com o serviço MakroGo e serviço de entregas/delivery tendo por base a MShop, a loja online da empresa grossista. Podem ainda optar pelo serviço Click & Collect, recentemente lançado, que permite fazer compras online comodamente, tendo apenas de recolhê-las numa loja Makro.

Ferramentas digitais

São inúmeras as ofertas de soluções digitais que contribuem para acrescentar valor ao negócio dos clientes, seja ao nível da visibilidade, como ao nível da rentabilidade. Além de já ter iniciado o suporte ao processo de digitalização dos seus clientes através da plataforma Dish, a grossista lançou também o Takeaway & Delivery Online Powered by Makro, serviço totalmente gratuito que visa facilitar a adaptação de negócios que pretendam implementar o processo de entregas, permitindo que estes possam comunicar directamente no seu site e que continuem a servir os seus clientes, de forma simples e rápida.

Paralelamente, desenvolveu ainda um novo catálogo em formato digital – Torne o seu negócio em take-away –, no sentido de ajudar os negócios Horeca que se querem adaptar a take-away. Este guia tem diversas informações úteis que se traduzem em: como comunicar online, com soluções e dicas da equipa digital; como comunicar no local com o apoio de sinalética adequada; como adaptar o menu; medidas de higiene adequadas; informação sobre as soluções de descartáveis; soluções para o transporte de alimentos confeccionados; e ainda resumo sobre várias medidas de apoio ao sector (financeiros, prorrogação de prazos, etc.).

Marketplace

Os clientes Makro podem adquirir num só local tudo o que necessitam para o seu negócio. A verdadeira inovação vai além da oferta de produtos, reflectindo-se na panóplia de serviços que foram criados exclusivamente para apoiar os clientes que se encontram também eles a reinventar-se neste período.

Todos estes pilares têm apenas um objectivo: apoiar o sector e contribuir para a sua rentabilidade e sustentabilidade.

Qual é o feedback da nova campanha até agora?

Temos tido um excelente feedback e receptividade por parte dos nossos clientes. Muitos deles já se habituaram a olhar para a Makro não apenas como um fornecedor de produtos. Vêem-nos como um parceiro que realmente se envolve e oferece serviços e soluções que são uma mais-valia para os seus negócios e que vão para além do marketplace que é.

Quais são os resultados esperados?

Ao desenvolvermos este tipo de campanhas, o nosso objectivo é apoiar os nossos clientes em todas as frentes. Neste caso específico queremos apoiar os nossos clientes a pensarem no foodcost dos seus pratos, a “fazer contas”. Tivemos a preocupação de incluir os pratos mais utilizados pelos restaurantes portugueses, de forma a guiá-los no sentido de perceberem rapidamente onde conseguem ganhar mais rentabilidade.

No fundo, o que esperamos é ganhar ainda mais a confiança dos nossos clientes. Estar com eles em todos os momentos, mostrando-lhes que nos relacionamos com tudo o que se encontram a viver neste momento específico. O seu sucesso é o nosso negócio.

Para esta iniciativa, contam com a colaboração de um consultor gastronómico. Porquê? Quais as mais-valias?

Muitas. Costumamos dizer que o chef cria e o gastro-consultor organiza. A sua função é olhar para os pratos e pensar em formas de os rentabilizar, de uma forma também ela criativa, mas mais sustentável, digamos assim.

O gastro-consultor foi uma função que a Makro decidiu ser prioritária em tempos de pandemia. Surgiu exactamente no início da mesma, no sentido de ajudar os nossos clientes a serem mais rentáveis do ponto de vista económico.

Trata-se de um consultor gastronómico, pelo que a sua actuação vai ainda mais longe, podendo oferecer o seu advise relativamente a aspectos operacionais e estruturais do negócio. Pensamos que esta figura de consultoria dedicada à gastronomia faz muita falta e preenche um lugar vazio que existe neste tipo de negócios. Toda a sua experiência e conhecimento pode ser utilizada na sustentabilidade de determinado negócio.

Têm planeadas outras iniciativas deste género?

O nosso plano comercial baseia-se nas necessidades dos nossos clientes. Tentamos sempre estar um passo à frente e oferecer as soluções necessárias para os nossos clientes terem sucesso no seu negócio. Iniciámos 2021 com uma campanha centrada nos hambúrgueres, porque estava a existir esse movimento no mercado e muitos restaurantes estavam em fase de mudar o modelo de negócio para hambúrgueres. Agora lançamos a campanha “Mais Rentabilidade” porque os nossos clientes precisam de se preparar para a reabertura, de forma inteligente, e conseguir ser rentáveis rapidamente para conseguirem voltar ao mercado de uma forma sustentada.

Texto de Filipa Almeida

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