Como priorizar uma alimentação saudável quando tens pouco tempo?

Por Isabel Pedroso Silva, nutricionista, formadora e criadora da Escola Ouve O Teu Corpo e do O Podcast Da Isabel

Nesta época do ano, as queixas mais comuns nas consultas de nutrição são “não consegui cumprir por falta de tempo” ou “este mês foi uma correria”.

Eis a verdade: nunca haverá um momento mágico e perfeito que não tenhamos obrigações, stress e tempo livre para dedicar ao nosso bem-estar. Torna-se importante (e eficaz) aprender a trabalhar com o tempo que temos, com base na nossa agenda actual. Deixo algumas formas pelas quais podes priorizar a nutrição, mesmo que tenhas uma vida mais agitada. Acredita que, logo após os primeiros dias, te irás sentir bem mais energético!

  1. Identifica os teus não negociáveis

O primeiro passo é, simplesmente, alinhar as pequenas acções do teu dia com o que gostarias na tua vida. Identifica duas a quatro tarefas que gostarias de adicionar à tua rotina e que sabes que contribuem para a tua felicidade, bem-estar e saúde. Pode ser algo tão simples como um jantar nutritivo todas as noites dessa semana, preparar o almoço na noite anterior, movimentar-te nos dias em que estás mais sedentário ou beber água suficiente ao longo do dia (a aplicação móvel que os meus clientes usam envia notificações para que não se esqueçam de beber água. Caso não tenhas essa opção, experimenta colocar lembretes no telemóvel!).

Escreve estes teus “não negociáveis” para nunca os esqueceres ou define novos todas as semanas! São as acções para as quais irás sempre assegurar que tens tempo.

  1. Trabalha com o (pouco) que tens

Se sabes que depois do trabalho não tens muito tempo, energia ou paciência para cozinhar, está tudo bem! Eu sou exactamente igual.

Tudo o que precisas de fazer é saber como preparar refeições simples e nutritivas em 10 minutos ou menos. Se tiveres apenas uma hora ao fim-de-semana, podes, por exemplo, cozinhar em maior quantidade ou preparar alguns componentes da refeição – como a sopa, ou uma panela de arroz, ou até quinoa – que, durante a semana, só terás que misturar e combinar com as restantes componentes essenciais de uma refeição. Se gostaste desta ideia e queres mais detalhes, dá uma vista de olhos ao novo curso (www.isabelpedrososilva.pt/gsn) da escola Ouve o Teu Corpo, que ensina qualquer pessoa com uma vida mais corrida (ou que não gosta de cozinhar) a ter refeições saudáveis com o mínimo de esforço.

  1. Sê eficiente com o teu tempo

De seguida, tenta focar-te em aprender algumas coisas que podem tornar mais eficiente o tempo que tens. Este ponto irá variar consoante o estilo de vida de cada pessoa. Para que possas descobrir onde precisas de mais eficiência, pergunta-te a ti mesmo onde estarás a enfrentar atrito nos teus hábitos alimentares saudáveis nesta fase da tua vida. Deixo-te alguns exemplos: se não tens tempo pela manhã, mas tens algum tempo extra à noite, haverá algo que possas preparar na noite anterior? Desde um batido para uma manhã mais corrida, preparar o almoço ou tão simples como encher a garrafa de água!

Por outro lado, há quem sinta mais atrito no processo de confecção: talvez precises de ideias de refeições mais fáceis, ou talvez demores mais tempo a cozinhar o que gostarias por não teres tanta agilidade na cozinha, ou, quem sabe, não estás confiante nas diferentes técnicas de confecção… Neste caso, porque não considerar aprender certos procedimentos que te ajudarão a tornar todo o processo mais eficiente? Como por exemplo, organizar as compras no frigorífico, sem embalagens, para que todo o processo seja mais simples e fluído!

Usa e abusa destes pequenos truques que te ajudarão a manter hábitos alimentares saudáveis, mesmo nos dias mais agitados. E recorda: 1% todos os dias é, sim, suficiente!

Artigos relacionados