Por Adriana Lima, Senior Account Executive na Salesforce Portugal
Num mundo conectado como aquele em que vivemos, as expectativas dos clientes estão mais altas do que nunca. Os consumidores exigem jornadas fluídas e hiper personalizadas, mas as táticas tradicionais de marketing ficam muitas vezes aquém, deixando os profissionais presos a tarefas manuais e repetitivas, e os clientes sem a experiência que procuram.
Este desafio é particularmente visível em empresas B2B onde, segundo dados da Salesforce, 84% dos consumidores considera ser essencial a existência de uma experiência online simples, mas 85% sente-se frustrado com sites desatualizados e pouco intuitivos. Esta discrepância revela a urgência de uma abordagem de marketing mais dinâmica e responsiva.
Adicionalmente, a inteligência artificial (IA) está a transformar rapidamente a forma como os clientes descobrem e interagem com as marcas. Os consumidores estão a abandonar os canais tradicionais de pesquisa e descoberta, recorrendo à IA para encontrar os produtos e serviços de que precisam. No entanto, a IA só é eficaz se for capacitada por dados de qualidade.
Esta desconexão limita a criatividade e prejudica a construção de relações autênticas com os clientes, à medida que mensagens estáticas e impessoais se tornam barreiras a um envolvimento mais significativo.
É neste contexto que surge o conceito de agentic marketing, em que as empresas recorrem a agentes autónomos de IA para personalizarem e conectarem experiências em todos os pontos de contacto com o cliente. Ao contrário da automação tradicional, os profissionais de marketing já podem definir objetivos estratégicos – como “aumentar a fidelização de clientes em risco” – e os agentes tratam da execução desses objetivos.
Com a aproximação da época festiva, que já não está assim tão longe quanto isso, é claro que as marcas que adotarem a IA como parceira estratégica no envolvimento com o cliente, serão aquelas que mais se vão destacar e vencer.
Uma nova era de conversas dinâmicas e bidirecionais
A IA de agentes está a inaugurar uma nova era de conversações dinâmicas e bidirecionais, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os canais.
Com algumas das plataformas de hoje, os agentes autónomos não apoiam apenas – mas também atuam. Com base em sinais em tempo real, como o comportamento ou intenção do cliente, estes agentes conseguem recomendar conteúdos e ofertas personalizadas, adaptadas a plataformas como email, aplicações móveis e web.
Estes agentes também melhoram a jornada do cliente ao criarem experiências online personalizadas, ajustando layouts, mensagens e recomendações com base no contexto e no comportamento único de cada visitante.
Geração de leads e gestão de campanhas mais eficazes
Com a plataforma certa, os agentes de IA podem melhorar significativamente a geração de leads e a gestão de campanhas: adicionam automaticamente leads a programas de nurturing, recuperam pontuações e sugerem conteúdos relevantes.
São capazes de envolver potenciais clientes com mensagens personalizadas, gerir conversas em várias interações e até automatizar agendamentos em vários idiomas.
No caso de campanhas pagas, os agentes monitorizam o desempenho de anúncios 24/7, pausam os que têm fraco desempenho e recomendam melhorias em termos de segmentação e investimento, com base em objetivos de negócio pré-definidos. Com esta capacidade de identificar os segmentos com maior retorno, os profissionais de marketing podem afinar as campanhas para maximizar o impacto.
Benefícios para toda a organização e o futuro do trabalho
O impacto da IA de agentes vai além dos departamentos de marketing. Para as empresas, traduz-se em mais eficiência, campanhas mais rápidas no mercado e, em última análise, um maior retorno do investimento (ROI).
À medida que este tipo de IA se generaliza, é natural questionar o impacto que pode ter nos postos de trabalho. No entanto, o trabalho digital não visa substituir pessoas, mas sim ampliar as suas capacidades. Permite que os profissionais se concentrem em tarefas estratégicas de alto valor e maior impacto.
Segundo um estudo da Salesforce, os líderes de RH a nível global prevêem um crescimento de 327% na adoção de agentes de IA até 2027, antecipando um aumento médio de 30% na produtividade e uma redução de 19% nos custos laborais. Prevê-se que cerca de 23% dos trabalhadores sejam requalificados para funções mais relevantes, com a inovação em IA a criar mais oportunidades do que aquelas que elimina.
O futuro do marketing é inteligente, autónomo e profundamente personalizado. Ao adotar a IA de agentes, as empresas não só conseguem responder às crescentes expectativas dos consumidores, como também capacitam as equipas de marketing para inovar, traçar estratégias e criar relações autênticas com os clientes – de formas que antes pareciam difíceis de concretizar. Este é, sem qualquer dúvida, o novo horizonte para o crescimento e para o sucesso na relação de uma empresa com o cliente.













