Como está o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, a conquistar turistas e portuenses?
Há uma nova proposta hoteleira no Porto que tem a particularidade de ter um conceito inspirado no universo do teatro e no património cultural do local, o antigo Teatro Modestos, mesmo no centro da cidade, que esteve em funcionamento até à década de 1980.
Sob o lema “Stay in the Scene”, o Cénica Porto Hotel, Curio Collection By Hilton, abriu portas no início de Novembro tendo cada detalhe sido pensado para envolver os visitantes numa experiência digna de um cenário teatral, desde as cortinas que adornam a decoração, nas áreas públicas e nos quartos, até aos espaços pensados como bastidores.
O hotel conta com 126 quartos, incluindo suites, um Spa com piscina interior, sauna e banho turco, várias salas para tratamentos, um ginásio totalmente equipado, um pátio e um jardim. Oferece ainda uma experiência gastronómica no seu Dramatics Restaurant & Bar, sob a orientação do chef Nuno Miguel.
Simone Gillig, directora Geral do Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, fez um balanço dos primeiros dois meses de actividade, confidenciando que com esta unidade querem «fazer parte activa do roteiro cultural do Porto e contribuir para o seu desenvolvimento cultural».
O que é que esta nova unidade hoteleira aporta de novo ao Porto?
Acreditamos que o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, traz uma lufada de ar fresco e uma nova energia ao Porto, com inovação e modernidade como pilares essenciais, em total sintonia com os valores da marca Curio Collection. A nossa identidade é única, fortemente inspirada nas artes cénicas e teatrais, mas o nosso objectivo vai além de ser mais um hotel de cinco estrelas na cidade. Queremos fazer parte activa do roteiro cultural do Porto e contribuir para o seu desenvolvimento cultural. É essa dualidade que nos distingue, despertando o interesse tanto dos turistas habituais da Hilton, que encontram aqui uma cidade vibrante, como dos próprios portuenses, que têm mostrado grande curiosidade pelo nosso conceito. Em apenas dois meses, muitos já nos visitaram, especialmente durante o nosso Christmas Pop Up Market, onde destacámos marcas portuguesas e atraímos um grande público local. O nosso propósito é ser muito mais do que um hotel; queremos deixar uma marca positiva na cidade, oferecendo mais do que apenas turismo.
De que maneira é que é visível a herança teatral do edifício no Cénica Porto Hotel?
A herança teatral do edifício está presente em todos os detalhes do hotel. Desde o nosso nome e identidade visual, até ao lobby, quartos, passando pelo Dramatics Restaurant & Bar e pelo nosso SPA at Cénica, todos os nossos elementos e serviços reflectem essa inspiração teatral. O conceito do hotel foi pensado a partir da história e cultura do edifício, que data do século XIX, quando aqui se localizava a Quinta de Santo António do Bonjardim. Posteriormente, o prédio acolheu o emblemático Grupo de Teatro Modestos, que deixou a sua marca na vida cultural da cidade do Porto até meados dos anos 80. Por isso, fizemos um esforço em preservar a fachada histórica de granito e integrámo-la harmoniosamente no lobby actual. O antigo teatro foi completamente renovado e, hoje, funciona como um espaço versátil para espetáculos, reuniões e eventos. Esta herança cultural é a essência da nossa identidade no Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton.
Como é que esta particularidade do hotel está a ser comunicada junto dos potenciais clientes?
Do ponto de vista comunicacional, desenvolvemos um plano abrangente que reflecte consistentemente a nossa identidade em todas as frentes. Um elemento-chave dessa estratégia é o nosso slogan “Stay in the Scene”, que agrega em si perfeitamente o conceito do hotel. Fazemos questão de transmitir essa identidade em todos os nossos canais, criando uma estratégia sólida para que a essência do Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton seja vivida tanto online quanto offline. No digital, por exemplo, partilhamos semanalmente recomendações culturais da cidade com os nossos seguidores, sempre integrando a temática teatral na nossa comunicação e reforçando a ligação do hotel ao cenário cultural do Porto.
Na oferta e serviços há também essa ligação às artes teatrais?
Sem dúvida! A inspiração do Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, vem do teatro e das artes cénicas, e isso está reflectido em toda a nossa oferta. No nosso Spa, por exemplo, os tratamentos foram cuidadosamente pensados para proporcionar uma experiência única, inspirada em personagens lendárias. Temos a massagem “A Força de Macbeth”, a massagem de casal “Amor Eterno de Romeu e Julieta” e o tratamento facial de rejuvenescimento, “O Toque de Afrodite”. Além disso, todos os tratamentos começam com três suaves toques, em alusão às célebres três pancadas de Molière, que no teatro marcam o início do espectáculo. Já no Dramatics Restaurant & Bar, com o lema “Break a Leg”, o ambiente transporta-nos para os bastidores de um teatro. A nossa carta, criada pelo chef Nuno Miguel, combina de forma criativa a cozinha mediterrânica e tradicional portuguesa com um toque moderno, transformando cada refeição numa experiência verdadeiramente memorável.
Está pensada a ponte com grupos teatrais de maneira a ter momentos de animação no espaço?
Queremos que o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, se torne um ponto central na vida cultural da cidade do Porto. Estamos, por isso, a desenvolver um plano para atrair companhias e outras iniciativas culturais que se alinhem com o perfil dos nossos hóspedes, mas também com as preferências do público portuense. Queremos criar experiências que também sejam valorizadas pelos locais e tornar o hotel uma parte integrante do itinerário cultural da cidade do Porto.
Como é que os clientes têm estado a reagir a esta novidade no centro do Porto?
As nossas expectativas foram claramente ultrapassadas. Abrimos muito recentemente, dia 6 de Novembro, em plena época baixa, e a afluência tem superado todas as nossas expectativas! Tivemos uma excelente ocupação durante o Natal e Réveillon, e o início de 2025 está a correr muito bem. O feedback dos clientes tem sido extremamente positivo e, portanto, estamos muito entusiasmados com o que este novo ano nos reserva.
Texto de Maria João Lima
* A jornalista escreve ao abrigo do Antigo Acordo Ortográfico