Como devem as marcas comunicar com os pais

Notícias
Marketeer
19/08/2025
10:00
Notícias
Marketeer
19/08/2025
10:00


Partilhar

Actualmente, as crianças demonstram uma independência cada vez maior nas suas decisões de consumo, impulsionada por mudanças nos valores sociais e nos hábitos de compra, que reflectem uma geração mais consciente, informada e influenciada pelos novos meios digitais e pelas dinâmicas culturais. Importa, no entanto, salientar que os pais continuam a ser os principais decisores de compra, especialmente no que diz respeito a produtos e serviços destinados ao público infantil.

Neste cenário, adaptar e comunicar campanhas publicitárias de forma eficaz para este público torna-se uma prioridade estratégica para as marcas que desejam não apenas conquistar, mas também consolidar a sua presença num mercado em constante evolução. Esta abordagem exige uma compreensão profunda dos comportamentos e atitudes do público-alvo. Por outro lado, e embora os meios de comunicação tradicionais continuem a ser a preferência dos pais, observa-se uma crescente ascensão de canais que ressoam mais junto das novas gerações, como é o caso do TikTok.

Este novo ecossistema mediático exerce um papel cada vez mais inf luente na formação de opiniões e desejos de consumo das crianças, tornando indispensável o desenvolvimento de estratégias multicanais, capazes de dialogar com ambos os públicos. O público mais sénior, por sua vez, valoriza sobretudo a utilidade, a praticidade e a segurança, exigindo marcas que transmitam confiança, clareza e valores alinhados com a vida e equilíbrio familiar. Ao mesmo tempo, as marcas não podem ignorar a crescente influência das crianças, que valorizam experiências cada vez mais envolventes e aspectos emocionais que contribuam para o seu bem-estar. Conciliar estas duas perspectivas exige um esforço redobrado na forma como as marcas comunicam e se posicionam no mercado.

A construção de mensagens eficazes, alinhadas com as expectativas das duas gerações – pais e crianças – representa um dos maiores desafios para as marcas. Torna-se, assim, fundamental que consigam adoptar estratégias de comunicação integradas capazes de construir ligações genuínas e duradouras. A comunicação transparente e próxima deve estar presente não apenas na mensagem a ser veiculada, mas em toda a experiência na jornada do consumidor.

Comunicar de forma eficaz, clara e responsável com os pais e crianças não é apenas uma vantagem para as marcas, mas sim uma necessidade estratégica para que se destaquem num mercado cada vez mais exigente e marcado pela constante mudança nos hábitos de consumo das novas gerações.




Notícias Relacionadas

Ver Mais