Colher os frutos
MARKETEER CONTENTSA Hyundai apresenta-se ao mercado com uma gama renovada, com uma aposta permanente em novos lançamentos, sendo neste momento a marca com uma das gamas mais jovens do mercado, em que cerca de 90% dos seus modelos têm menos de dois anos. Neste processo, a Hyundai acompanha as actuais tendências de mercado, centrando-se no desenvolvimento da sua gama SUV – composta pelo renovado Hyundai Tucson, o modelo mais vendido da marca na Europa, o Kauai e a nova geração do Hyundai Santa Fe – e de ecológicos, onde a Hyundai se destaca, sendo a única marca a disponibilizar cinco motorizações ecológicas diferentes (Hybrid, Plug-in Hybrid, Electric, Mild Hybrid e Fuel Cell).
E tudo isto sem esquecer a vertente de performance latente da submarca N e a família i, onde conta com o i10, i20 e a gama i30. «Em 2019, a estratégia da Hyundai continuará a centrar-se no crescimento acelerado, suportado não só pela competitividade da sua gama renovada, como também pelo reforço da sua posição de liderança na ecomobilidade. A Hyundai vai continuar a oferecer ao mercado soluções inovadoras de mobilidade e manter foco nos clientes, nas suas necessidades e expectativas», refere Sérgio Ribeiro, CEO e administrador da Hyundai Portugal.
Nos primeiros cinco meses de 2019, a Hyundai continua a registar o maior crescimento do Top 30 das marcas, com 39%, e o melhor início de ano em vendas desde 2002. Este resultado é ainda mais notável considerando que o mercado, no mesmo período, caiu 4,7%. O modelo mais vendido pela marca é o Hyundai Kauai, que inclusive foi reconhecido como Carro Ecológico do Ano de 2019.
Com os níveis de crescimento que tem vindo a apresentar até ao momento, outro eixo de crescimento importante para a Hyundai é a fidelização dos seus clientes. Sempre com o objectivo de garantir a máxima comodidade e qualidade em todos os serviços prestados, a Hyundai continuará a inovar, associando benefícios diferenciadores aos clientes Hyundai. «O myHyundai, lançado recentemente pela marca, é mais uma prova disso. Um conceito inovador que pretende oferecer à comunidade myHyundai um conjunto de benefícios e ofertas exclusivas para o cliente e para a sua viatura», vinca o administrador.
Resultados tangíveis
Nos últimos anos a Hyundai tem apresentado um forte crescimento (entre 2014 e 2019 a marca quintuplicou o crescimento), assente numa estratégia de renovação da sua rede de concessionários, renovação e aumento da sua gama de modelos, pelo forte investimento em comunicação, e pela aposta em recursos humanos e em projectos diferenciadores. Em 2015, a Hyundai Portugal começou por renovar a sua rede de concessionários para garantir uma forte presença em todo o território nacional.
Para tal, apostou na nomeação de concessionários de referência com forte presença regional, que garantem à marca altos níveis de profissionalismo, capacidade de gestão e investimento na marca. «Esta aposta permitiu um investimento fortíssimo na marca por parte do importador e dos seus concessionários e posiciona a rede de concessionários Hyundai em Portugal como uma referência a nível europeu.
Este empenho e compromisso mútuo entre a rede de concessionários e a marca é, sem dúvida, um factor chave para o sucesso», explica Sérgio Ribeiro. A extensão da gama de modelos no mercado nacional é outro dos factores-chave para estes resultados. Em 2015, a Hyundai comercializava em Portugal apenas sete modelos. Hoje, já estão disponíveis 17, número que continuará a crescer.
Maior reconhecimento
Outro eixo fundamental para o crescimento da marca tem sido o aumento de notoriedade. Tal tem sido conseguido à custa de forte investimento em comunicação com apostas em diferentes áreas, o que Sérgio Ribeiro assegura que tem colocado a Hyundai consistentemente no Top 5 do índice de agressividade em comunicação das marcas automóveis. «Destaque para a aposta da marca em áreas como o desporto motorizado, o running, o futebol e a música.
Também o sponsoring de eventos com as mais variadas temáticas tem permitido à Hyundai chegar aos diferentes públicos», refere o CEO. A capacidade da marca em arriscar e desenvolver projectos, ainda que pilotos, com ideias diferenciadoras também é outro catalisador destes resultados. «São exemplos o Hyundai Kauai, que até ao momento já vendeu mais de 2250 unidades com uma comunicação arrojada e diferenciadora assente essencialmente no digital, ou o Hyundai Free Pass, que personifica tudo o que a marca representa num evento para todos, que recebe clientes de todas as marcas.
E ainda o conceito Hora H – A hora de ter um Hyundai – eventos de oportunidades que permitem à marca chegar a um maior número de clientes», afirma o responsável.
Foco no digital… mas também no físico
O grande pilar de comunicação da marca em Portugal é a forte aposta na comunicação digital, seja com objectivos de notoriedade, com campanhas always on, ou através de campanhas focadas na conversão que nos permitiram aumentar sete vezes o número de leads em apenas três anos. «Nas redes sociais, a Hyundai também tem trilhado um caminho de forte crescimento, fechando 2018 em sétimo lugar no Facebook e terceiro no Instagram, quando comparada com os outros países da Europa em termos de seguidores.
Neste último caso, em menos de dois anos, aumentámos dez vezes o número de seguidores, resultado da estratégia da marca para colaboração com influenciadores», refere o CEO da empresa. Paralelamente, a Hyundai tem apostado numa estratégia de activação de marca, estando presente em eventos de referência em áreas distintas, como conferências e salões de promoção da ecomobilidade, encontros de discussão e partilha de ideias como o TEDxPorto ou eventos de grande afluência de público, como o Festival da Comida Continente, por exemplo. A presença da Hyundai nestes eventos complementa a associação mais permanente noutras áreas, como o running.
A promoção de hábitos de vida saudável e a grande aceitação que este desporto despertou no público levou a Hyundai a apoiar provas em todo o País, sendo em 2019 o naming sponsor da Hyundai Meia Maratona do Porto. Estas provas foram ainda o veículo para o projecto #HyundaiDáTudo, uma acção de responsabilidade social de recolha de vestuário para entrega aos mais necessitados. A Hyundai tem vindo também a apostar na associação a alguns programas bastante mediáticos, com soft sponsoring de algumas telenovelas e outros patrocínios com presença activa, como no programa MasterChef.