Cláudia Freixinho Serrano reforça equipa da NLP como Counsel

A NLP anuncia a integração de Cláudia Freixinho Serrano como Counsel, reforçando a sua equipa com uma advogada amplamente reconhecida pelo trabalho em contencioso de patentes farmacêuticas. Cláudia, que transita da PCA Advogados após 13 anos de colaboração, assume esta nova posição com entusiasmo, destacando as perspectivas de crescimento e inovação que a sociedade oferece.

“A integração na NLP é um passo que dou com enorme entusiasmo. Pertencer a uma equipa com estas características – inovadora, confiante e altamente talentosa – é uma oportunidade única”, afirmou Cláudia. A advogada sublinha ainda o privilégio de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, agora numa sociedade que se destaca pela busca constante das melhores soluções para os seus clientes.

“Ao longo dos últimos anos tenho trabalhado em projetos e com Clientes verdadeiramente desafiantes. Poder dar continuidade a esse trabalho numa sociedade jovem e com um posicionamento singular no seio da advocacia portuguesa, que se desafia permanentemente, em busca das melhores soluções para os seus Clientes, é um verdadeiro privilégio”, destaca.

Joana Piriquito Santos, sócia fundadora da NLP, partilhou a sua satisfação com a chegada de Cláudia Freixinho Serrano. “A integração da Cláudia na nossa equipa é motivo de grande satisfação. O seu perfil e a sua experiência estão em linha com o caminho que traçámos desde o primeiro dia: integrar advogados experientes, diferenciados e com a motivação certa”, destacou. Joana frisou ainda o reconhecimento obtido pela advogada ao longo da carreira em litígios exigentes e no aconselhamento transacional em propriedade intelectual.

“Ao longo da sua carreira, a Cláudia tem visto o seu trabalho reconhecido por pares e clientes no contencioso de patentes
farmacêuticas, um contencioso muito exigente, complexo e que envolve trabalhar em articulação com equipas internacionais. A Cláudia conta também com muita experiência na vertente transacional em matéria de propriedade intelectual, tendo ao longo da sua carreira prestado assessoria a grandes empresas nacionais, conhecidas pelo seu investimento em inovação. Nesse sentido, a sua integração vem naturalmente fortalecer as nossas capacidades e oferta aos clientes tanto no domínio do contencioso como no do transacional”, acrescenta.

A sócia da NLP rematou ainda: “Dentro do modelo de crescimento que temos planeado, as pessoas são absolutamente essenciais. Temos de encontrar profissionais alinhados com a nossa cultura e que contribuam para a estratégia de consolidação e expansão.”

Sobre o futuro da NLP e em jeito de conclusão, a sócia da NLP acrescenta ainda: “Entre as três sócias fundadoras, dedicamos muito tempo a pensar na forma como queremos crescer e sobre o nosso posicionamento no mercado. E para nós o mercado é, sem dúvida, o mercado europeu. Atualmente, entre o nosso portfólio de clientes, representamos companhias farmacêuticas
globais, em litígios de grande visibilidade internacional. Além disso, somos representantes e estamos atualmente envolvidos em processos perante o Tribunal Unificado de Patentes (com competência para dirimir litígios em matéria de patentes europeias e cujas decisões podem ter efeito em 18 Estados-Membros).”

Com uma carreira iniciada em 2003, Cláudia Freixinho Serrano especializou-se em contencioso de propriedade intelectual, com ênfase em patentes farmacêuticas. A advogada é licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e possui diversas pós-graduações, incluindo Direito das Sociedades Comerciais e Direito da Propriedade Intelectual.

A experiência internacional de Cláudia é reforçada pela formação em Direito Europeu de Patentes e pelo diploma em Litígios de Patentes na Europa, obtidos no CEIPI. Ao longo dos anos, participou em processos de grande visibilidade e é regularmente convidada para palestras e formações na área de propriedade intelectual.

Entre as suas distinções, destacam-se as referências no IAM Patents 1000 e na Managing IP, como notable practitioner, entre 2020 e 2024.

De acordo com Joana Piriquito Santos, a NLP tem ambições claras no mercado europeu. Atualmente, a sociedade representa empresas farmacêuticas globais em litígios de grande visibilidade internacional e participa em processos perante o Tribunal Unificado de Patentes. “Para nós, o mercado é, sem dúvida, o mercado europeu”, reforçou.

A chegada de Cláudia Freixinho Serrano reflete a aposta da NLP no fortalecimento da sua equipa com talentos alinhados à estratégia de crescimento e consolidação no panorama jurídico europeu, consolidando o seu posicionamento como uma referência em propriedade intelectual.

Artigos relacionados