“Cidadão”: a nova marca que integra todos os serviços públicos físicos e online
Este ano celebra-se um quarto de século desde que abriu a primeira Loja de Cidadão em Portugal. Para assinalar a data, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa lança “Cidadão”, a nova marca que agrega todos os serviços públicos físicos e online, proporcionando uma nova experiência de contacto com o Estado, integrada, moderna e digital, colocando as pessoas no centro.
A marca foi criada em linha com o Novo Modelo de Atendimento, que assenta num serviço integrado das várias entidades da Administração Pública num único local, onde os cidadãos (a título individual ou empresarial) podem resolver as suas questões.
A escolha do nome “Cidadão” para a nova marca está em linha com uma abordagem mais inclusiva e centrada nas pessoas, numa lógica de diversidade que abrange uma variedade de indivíduos com diferentes perfis e papéis na sociedade. Já o claim, “Serviços Públicos ligados a si” tem como objectivo promover a relação entre a marca “Cidadão” e os cidadãos em si.
Este ano a AMA apresenta, igualmente, o Novo Modelo de Atendimento, apresentado num vídeo já disponível. Trata-se de uma abordagem omnicanal, que significa que os cidadãos podem interagir com os serviços públicos de forma conveniente e de acordo com as suas preferências e necessidades. Segundo a entidade, este novo modelo reduz a burocracia e elimina a necessidade de fornecer repetidamente as mesmas informações, através de serviços integrados e eficientes.
Para tal é dado destaque à interoperabilidade, nomeadamente à integração de sistemas e dados entre diferentes entidades da administração pública, promovendo uma experiência mais segura e eficiente para os cidadãos.
A uniformização da experiência do cidadão em todos os canais e serviços materializa-se, ainda, numa nova app e num novo portal que irá reunir todos os serviços, mas, também, numa nova geração de Lojas e Espaços Cidadão.
O desenvolvimento da identidade visual ficou a cargo da Fullsix e o vídeo que irá comunicar todo o novo conceito é da autoria de Edson Athayde da FCB Lisboa.
«Sob esta identidade visual, garantimos que todos os cidadãos se sintam prioritários e capacitados para interagir de forma simples e eficiente com os serviços públicos. ‘Serviços Públicos ligados a si’ é mais do que uma assinatura, é uma promessa de proximidade, inclusão e optimismo, que será reflectida em cada interacção com a nova Loja de Cidadão do Futuro e em todos os serviços públicos, físicos e digitais, que adoptarão gradualmente esta marca», diz, em comunicado, João Dias, presidente da AMA.