Chefs on Fire regressa em Setembro com o maior número de sempre de chefs mulheres
O festival Chefs on Fire vai regressar no final do Verão para juntar alguns dos melhores chefs do País, desafiando-os a cozinhar com fogo ao som de música. A 4.ª edição está marcada para os dias 17 e 18 de Setembro, em Cascais, e apresenta o maior número de sempre de mulheres chefs no cartaz.
Pela primeira vez, os chefs vão cozinhar em exclusivo um prato de entre uma das quatro categorias – carne, peixe, vegetariano ou sobremesa –, o que significa que a experiência de navegação no festival também se organizará nestas áreas temáticas.
Inédito é também o convite a chefs em ascensão para integrarem o cartaz do festival. «É esforço consciente de incluir equipas que estão em crescimento, mas já com uma qualidade técnica incrível e que merecem ver o seu talento partilhado com o público. É uma oportunidade de mostrar novo talento e temos muito orgulho que o resultado seja, por exemplo, número recorde de mulheres no cartaz», comenta, em comunicado, o produtor do festival, Gonçalo Castel-Branco.
Dia 17, o festival abre com o chef Alexandre Silva (Loco e FOGO), o chef Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio), o chef Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão), a chef Louise Bourrat (BouBou’s) e o Chef Rising Star Pedro Forato (Prado Mercearia) a preparem carne. O peixe fica a cargo dos chefs João Oliveira (Vista), Lucas Azevedo (Praia no Parque), Kiko Carvalho (O Boteco – O Talho – A Cevicheria) e a chef em ascensão Nikita Polido (Celmar).
A área vegetariana será entregue aos chefs Nuno Castro (Fava Tonka), Bruno Caseiro (Cavalariça) e à Chef Rising Star Alana Mostachio (VDB Bistronomie). Por fim, as sobremesas desse dia ficam nas mãos do chef Márcio Baltazar (Ocean) e da Chef Rising Star Jüliana Penteado (Jüliana Penteado Pastry).
Já dia 18, a carne será preparada pelos chefs Henrique Sá Pessoa (Alma), Maurício Ghiglione (Belos Aires), Bruno Rocha (Bairro Alto Hotel), Hugo Brito (Boi-Cavalo) e a Chef Rising Star Marcella Ghirelli (Comida Independente). A cozinhar peixe estará João Rodrigues (Feitoria), Noélia Jerónimo (Noélia e Jerónimo), Pedro Almeida (Midori) e o Chef Rising Star Tiago Penão (Kappo).
O lado vegetariano fica a cargo de David Jesus (Seiva), Vítor Adão (Plano) e da Chef Rising Star Ana Leão (Musa). As sobremesas do último dia do festival são da responsabilidade do chef Carlos Fernandes (Azor Hotel) e da chef em ascensão Leonor Sousa Bastos (Flagrante Delícia).
A acompanhar a preparação dos pratos estará uma selecção de artistas, entre os quais Carolina Deslandes, David Fonseca e Luísa Sobral. Os bilhetes já se encontram à venda nas seguintes modalidades: bilhete diário normal (inclui 10 doses de comida, 5 bebidas e 5 concertos por 95 euros), 1/2 passe diário (inclui 5 doses, 2 bebidas e 5 concertos por 65 euros), passe de dois dias (10 doses de comida, 5 bebidas e 5 concertos/dia) e bilhete de criança (inclui 5 doses de comida e 2 bebidas sem álcool).
À entrada do recinto, o bilhete (de qualquer plataforma) é trocado por uma pulseira digital que permite acesso através do telemóvel, consulta dos consumos e realização de carregamentos, promovendo também um evento 100% cashless.