Celebrações do centenário Disney chegam a Portugal com exposição no centro de Lisboa

Para celebrar os 100 anos, a The Walt Disney Company terá, até dia 12 de Novembro, uma exposição de rua na Praça dos Restauradores, em Lisboa, que promete reviver os momentos mais marcantes do último século com imagens deste legado que impactou gerações.

Durante duas semanas, a Praça dos Restauradores recebe 12 painéis que contam a história da Disney ao longo de várias décadas, desde os seus primórdios até ao momento actual. Dos primeiros desenhos animados, à chegada ao cinema ou à estreia de clássicos como A Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Bambi ou As Aventuras de Peter Pan, todos estes momentos estão retratados nesta exposição.

Nestes painéis pode-se encontrar ainda detalhes e imagens sobre a continuidade do legado de Walt Disney após o seu falecimento em 1966, como o lançamento do filme de animação A Pequena Sereia em 1989 e de outros que se seguiram nos anos 90, como A Bela e O Monstro, Toy Story e O Rei Leão.

Em destaque estarão ainda filmes como Lilo e Stitch, Uma História de Encantar ou A Princesa e o Sapo na década de 2000, a aquisição da Lucasfilm e de todo o universo Star Wars e a estreia de Frozen em 2013, que celebra também 10 anos, assim como o lançamento do Disney+ em 2019. Por fim, chegamos à década de 2020, com a estreia de Encanto em 2021 e a aposta nos remakes dos clássicos e nas produções live-action.

«Esta exposição, bem no coração de Lisboa, assinala a celebração dos 100 anos da Disney e da nossa paixão por contar histórias que atravessam gerações. Neste momento tão especial, não podemos deixar de agradecer a fãs e às famílias portuguesas que contribuíram para tornar este sonho realidade», diz, em comunicado, Luís Fernambuco, VP General Manager da The Walt Disney Company Portugal. «Através de imagens dos últimos 100 anos esperamos que fãs de todas as idades possam celebrar connosco as histórias intemporais e as personagens inesquecíveis que nos têm divertido e inspirado ao longo das últimas décadas.»

Artigos relacionados