Canal “Cozinha Comigo” nasce em pandemia para dar sabor ao confinamento
Não faltam no YouTube canais de culinária onde os protagonistas partilham dicas rápidas e receitas passo a passo através de vídeos com apenas alguns minutos. Muitas vezes, 60 segundos é mesmo o necessário para apresentar uma sugestão de almoço ou jantar. No entanto, esta rapidez poderá não servir a todos os espectadores.
É este um dos pilares do “Cozinha Comigo”, projecto de Joaquim Amaral que nasceu em ano de pandemia e que agora se prepara para acompanhar os fãs de culinária num segundo período de dever de recolhimento. «Apostamos, como factor diferenciador, em vídeos mais longos e detalhados, próximo de um formato televisivo», conta o responsável à Marketeer.
Sendo o YouTube «a meca dos canais de culinária», e possibilitando a publicação de conteúdos mais longos, era óbvia a escolha do meio para arrancar com o “Cozinha Comigo”.
A ideia surgiu numa altura em que muitas pessoas se viram obrigadas a passar mais tempo em casa, descobrindo – ou redescobrindo – o prazer de cozinhar. Joaquim Amaral – que já tinha sido sócio de um bar em Coimbra e que serviu jantares e arraiais para centenas de pessoas – decidiu, então, aproveitar os seus conhecimentos na área e juntar o útil ao agradável, proporcionando aos seus seguidores uma experiência didáctica. «A inspiração é a vocação que sempre tive para a cozinha desde a mais tenra idade, quando acompanhava a minha mãe nos cozinhados para toda a família. O primeiro confinamento pareceu-me uma oportunidade para rentabilizar os conhecimentos adquiridos», explica.
Aos 49 anos, Joaquim Amaral soma já 40 anos à frente dos tachos, 25 dos quais numa base diária. E é essa experiência que transpõe para os seus vídeos, filmados numa propriedade de família no Alentejo: há tutoriais sobre como fazer um polme ou um molho bechamel, mas também indicações detalhadas de como servir arroz de pato e cabrito assado.
Segundo Joaquim Amaral, o seu canal no YouTube destina-se «a todos, sobretudo àqueles que se interessam por aprender a cozinhar e que muitas vezes não encontram tutoriais que os satisfaçam».
Cinco meses volvidos desde que o “Cozinha Comigo” arrancou, os números são animadores e dão alento para continuar: cerca de 60 vídeos publicados e mais de 10 mil horas de visualizações. Este indicador permitiu que o canal se tornasse elegível para a monetização do YouTube, transformando-se também numa fonte de receita.
Marcas estão de olho
Os resultados conquistados até agora levaram o “Cozinha Comigo” a fechar algumas parcerias. O canal conta com o apoio da 2Catch, uma empresa de brindes que fornece aventais e pequenos utensílios doméstico, e de duas marcas de vinhos. «A nível vinícola, os nossos espectadores começaram a pedir sugestões para vinhos para acompanhar as refeições. Entramos então em contacto com as Caves Messias e Murganheira a quem apresentámos o projecto. Aderiram e fornecem produto para os nossos programas», adianta Joaquim Amaral.
Mas as novidades não ficam por aqui. No próximo mês de Fevereiro, assinala-se o aniversário de seis meses do canal e Joaquim Amaral pensou num formato diferente, através do qual irá juntar gastronomia e entretenimento com entrevistas a personalidades de áreas como artes ou desporto. E no pós-pandemia? «Oxalá passe depressa. Conto nessa altura já ter conquistado muitas pessoas que gostam de cozinhar e que se tenham habituado à minha companhia e aos meus ensinamentos», afirma o responsável, acrescentando que a evolução a partir daí deverá ser natural.
Texto de Filipa Almeida