Campanha: Madalena Abecasis e Sonae Sierra incentivam a reflexão sobre os presentes

Neste Natal, os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, como o NorteShopping, o Centro Vasco da Gama, o Colombo e o CascaiShopping, dão continuidade ao território que têm explorado nos últimos anos, apelando a um consumo consciente, refletido e planeado.

Sob o claim “Pensa bem, oferece melhor”, a campanha de 2024 é protagonizada pela influencer Madalena Abecasis.

Lançada esta semana, a campanha cruza a criatividade e o humor com insights reais sobre os comportamentos de consumo dos portugueses, obtidos através de um estudo realizado recentemente pela Sonae Sierra.

Os resultados permitiram identificar perfis de comportamentos típicos na época natalícia e os estereótipos mais comuns foram interpretados por Madalena Abecasis, e materializados num vídeo.

A influencer assume, assim, vários personagens, nomeadamente:

  • “Teleguiado” – que depende de instruções de terceiros para escolher presentes;
  • “Fica para mim” – que escolhe presentes com base nos seus próprios gostos, assumindo que, se a pessoa não gostar, fica para si;
  • “Influencer” – que prioriza a estética dos presentes para que possa fazer um unboxing nas redes sociais;
  • “Deixa tudo para dia 24” – que deixa as compras para a última hora;
  • “Talão de troca” – que compra qualquer coisa, sem refletir, porque, se a pessoa não gostar, pode trocar.

A par do humor e do desafio explícito, com “Pensa bem, oferece melhor”, o racional foi desenvolvido para gerar um efeito espelho, em que as pessoas se podem identificar, incentivando a uma reflexão sobre o ato de escolher e oferecer presentes que sejam realmente apreciados.

De acordo com os dados do estudo, 42% dos portugueses não utilizam os presentes que recebem e três milhões recebem prendas que não gostam, o que confirma que as pessoas não dedicam o tempo necessário a pensar naquilo que o outro gostaria de receber.

Além disso, cerca de dois milhões de portugueses só fazem as suas compras de Natal em dezembro.

Estes números demonstram que os atuais hábitos têm impacto não só na forma como vivemos esta época do ano, mas também no planeta, uma vez que comportamentos de compra mais conscientes evitam deslocações adicionais e trocas desnecessárias.

“A campanha ‘Pensa bem, oferece melhor’ demonstra a estratégia de Marketing dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra em aliar insights de consumo a uma abordagem criativa e emocional, potenciando o engagement com o público-alvo e reforçando os valores da marca.  Esta iniciativa integra uma comunicação omnicanal e contribui para uma mensagem de sustentabilidade e reflexão no ato de consumo”, refere Joana Moura e Castro, Diretora de Marketing Ibéria da Sonae Sierra.

Com criatividade da Born e produção da Mother, a campanha é lançada esta semana e vai estar presente nos canais digitais dos centros, em vídeo, com declinações em key visuals, que serão amplificadas indoor (mupis, conteúdos interativos e ativações) e no digital (site, newsletters, redes e marketing de influência).

A comunicação será ainda feita pela Madalena Abecasis, nas suas redes sociais, até ao Natal.

Os centros comerciais que fazem parte desta campanha são: Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping.

 

Artigos relacionados