“Bugs” na publicidade pode custar milhões ao Twitter
O Twitter tem um problema por resolver relativamente a uma das mais importantes fontes de receita: a publicidade. A rede social afirma ter encontrado vários “bugs” – ou erros – no sistema responsável por identificar e definir públicos-alvo para as campanhas de anunciantes.
Desde finais de Junho que o Twitter deu conta de “bugs que essencialmente afectaram o produto Mobile Application Promotion (MAP), impactando a capacidade de direccionar anúncios e partilhar dados com parceiros de medição e publicidade”. Em Agosto, o Twitter também reportou uma falha de segurança que levou à patilha de dados de utilizadores sem o seu consentimento.
De acordo com o Financial Times, a rede social do passarinho azul poderá perder dezenas de milhões de dólares devido a estes problemas. Poderá também ser alvo de uma investigação por violar o novo Regulamento Geral da Protecção de Dados na Europa. O facto de estes dois cenários serem possibilidades reais levaram as acções do Twitter a cair 21%, durante o dia de ontem.
O Twitter garante ter notificado todos os afectados pelos diferentes bugs, bem como os reguladores necessários. Contudo, o anúncio de que o sistema de publicidade não está a funcionar como devia teve como consequência uma descida nos preços praticados, de modo a não perder por completo o interesse dos anunciantes. Por seu turno, esta decisão culminou numa quebra na receita da plataforma já no último trimestre, sendo expectável que o decréscimo continue.