BOU Market: o mercado online das marcas portuguesas com alma
Juntar marcas portuguesas independentes no mesmo espaço para que seja mais fácil conhecer os seus produtos, mas também as suas histórias, é o objectivo de Rita Bastos e Manuel Laranjo, fundadores do BOU Market. Trata-se de um novo mercado online, lançado em plena pandemia, e que neste momento soma mais de 270 projectos de ADN nacional e das mais variadas áreas – desde joalharia a peças de roupa, passando ainda por gastronomia gourmet.
«O BOU Market é, como nós gostamos de lhe chamar, uma ‘comunidade de empreendedores e marcas portuguesas com alma’», explicam os dois responsáveis pela plataforma. Em entrevista à Marketeer, contam que a aposta vai para projectos que trabalhem com produções limitadas, que invistam na qualidade e na exclusividade dos seus produtos. No fundo, marcas boutique – o nome BOU vem, aliás, daí –, cujo valor está também na respectiva visão, ambição e forma de desenvolver o negócio.
Mais tarde, a ideia será ampliar o espectro de actuação, «alargando para o mercado internacional, primando sempre pelo que é local em cada país, nunca descurando a procura de marcas boutique com alma», indicam Rita Bastos e Manuel Laranjo.
Acompanhe a entrevista na íntegra:
A ideia de criar o BOU Market surgiu durante a pandemia ou era um projecto que já estava a ser pensado antes?
Podemos dizer que a ideia de criar o BOU Market surgiu devido a um misto de duas situações: a força das circunstâncias e a vontade de dar voz aos pequenos empreendedores e lojistas portugueses. Começando pelo princípio… Preparávamo-nos para receber o nosso primeiro filho, o Zé Maria, em plena pandemia. Como toda a gente, não tivemos outra alternativa senão a de comprar tudo o que precisávamos online.
Desde há muito tempo que tentamos ao máximo apostar em marcas independentes e pequenos negócios empreendedores e, perante a situação de confinamento, tornou-se ainda mais fundamental fazê-lo. Antes da pandemia, não tínhamos muita disponibilidade para procurar estas marcas específicas nas redes sociais e, por isso, íamos directamente às lojas físicas. Na altura, só passávamos a conhecer alguma marca caso víssemos nas redes sociais através de publicidade ou se alguma influenciadora que a Rita seguisse partilhasse um produto. Perante esta situação, muitas vezes acontecia vermos algo de que gostávamos, mas, se não comprássemos logo e não apontássemos, acabávamos por nos esquecer do nome da marca.
Por isto, constatámos algumas falhas no mercado: muitas destas só possuíam redes sociais, por exemplo, e o pagamento era por transferência bancária, o que não transmitia muita segurança dada a quantidade de burlas que se iam vendo e ouvindo. Além disso, sentimos que faltava uma plataforma que agrupasse todas as marcas do nosso interesse, tornando tudo menos disperso e confuso. Assim, surge o BOU Market.
Por outro lado, o facto de sempre termos querido ajudar estes pequenos empreendedores, investindo nos seus produtos e negócios, fez-nos perceber que podíamos ir mais além, dando-lhes palco e voz e transformando as suas ideias em negócios de sucesso. Por isso, optámos também por desenvolver uma plataforma que fosse fácil de usar, para que qualquer pessoa, independentemente dos conhecimentos tecnológicos, conseguisse utilizá-la. Acreditamos, por isso, que através desta comunidade que é o BOU Market, em que os objectivos dos lojistas são os mesmos, podemos chegar mais longe, transformando as adversidades em oportunidades.
Quando foi lançado oficialmente?
O BOU Market só foi lançado oficialmente em Julho de 2021. Até aí, estivemos empenhados em definir toda a estratégia de lançamento e começámos a contactar os primeiros lojistas, para serem nossos parceiros. Em Julho, fizemos um pré-lançamento da plataforma online e, neste momento, já temos mais de 270 lojas como parceiras, tendo mais de 2700 produtos disponíveis na plataforma.
Que tipo de marcas podemos encontrar?
O BOU Market é, como nós gostamos de lhe chamar, uma “comunidade de empreendedores e marcas portuguesas com alma”, cujo objectivo é fazer crescer os seus negócios e, portanto, potenciar as suas vendas. Trata-se de um mercado online que surgiu com o intuito de concentrar todas as marcas independentes e portuguesas que tenham produções limitadas, primando, por isso, pela qualidade e exclusividade dos seus produtos, pensando nos pormenores de cada um.
Enquanto marketplace, o nosso principal objectivo é ser o mercado online mais prestigiado de todas as marcas portuguesas boutique, ou “o mercado online mais especial”. Com a criação do BOU Market, pretendemos dar palco e voz aos lojistas, transmitir a sua visão e ambição, enfatizando as suas especificidades. Neste momento, contamos com marcas em cinco categorias: moda, criança, gourmet, bijuteria & joias e gifts. Devido ao leque diversificado de marcas que já possuímos, é possível encontrar produtos e peças bastante distintos, sendo a maioria desenhada pelas próprias marcas e também feita à mão.
Alguns podem também ser personalizados sendo, por isso, adaptados às características e necessidades do consumidor. No BOU Market é possível encontrar vestidos e roupa desportiva, colares com peças únicas, assim como mantas para bebé que podem ser personalizadas com um nome. Também se podem encontrar iguarias caseiras como pão fresco, chamuças com vários sabores ou brownies. E como sabemos que há pessoas com restrições alimentares e opções de estilos de vida alimentar como vegan, glúten e lactose free, achámos que faria todo o sentido criar uma categoria, dentro da secção gourmet, com alguns produtos com essas especificidades.
Quais são os planos de expansão?
Quando começámos a contactar as marcas para serem nossas parceiras, nunca esperámos atingir os 200 lojistas em tão ponto tempo… Foi uma verdadeira surpresa. Acreditamos que a comunidade BOU Market tem espaço para crescer no nosso país porque “a união faz a força” e acreditamos que juntos, em comunidade, todos os parceiros beneficiarão das potencialidades dos nossos serviços.
Sendo a nossa ambição ser o principal mercado online exclusivo de marcas boutique, o nosso objectivo é, numa primeira fase, dar a conhecer o máximo de lojas boutique independentes portuguesas quanto possível. Numa fase posterior, pretendemos ampliar o nosso espectro de actuação, alargando para o mercado internacional, primando sempre pelo que é local em cada país, nunca descurando a procura de marcas boutique com alma e que transmitam a visão e ambição de quem as criou e as vive, todos os dias.
Como tem sido a reacção do público?
Sente-se realmente a “comunidade” que estamos a formar, tanto da parte dos nossos parceiros como dos consumidores. Todas as marcas que integram o nosso mercado têm gosto em fazer parte dele e fazem questão de mencionar que integram o BOU Market. Em relação aos nossos consumidores, temos recebido muitos comentários e, por sinal, bastante positivos, tanto na plataforma como nas nossas redes sociais, pelo que acreditamos que a reacção do público tem sido muito boa.
Acreditamos que o facto de as pessoas sentirem que estão a contribuir para o crescimento da história de muitos empreendedores portugueses que, mesmo com as adversidades, criaram um negócio onde depositaram toda a sua alma, leva-as a sentir-se muito felizes.
Como é que estão a comunicar o mercado?
Sendo um projecto recente, estamos ainda a aprimorar os nossos canais de comunicação, de forma a chegarmos a cada vez mais consumidores que tenham como objectivo comprar o que é local. Como queremos crescer enquanto comunidade de entreajuda e ser uma plataforma de apoio a pequenos negócios portugueses, que se viram tão afectados pela pandemia, o nosso objectivo tem sido contar as histórias de cada um: tanto dos lojistas como a nossa, fundadores desta startup.
Neste sentido, todo o investimento em marketing e publicidade, que alavanca cada uma das marcas presentes na plataforma e lhes dá uma voz mais amplificada, está a ser feita pelo BOU Market. As marcas não precisam de se preocupar com essa questão.
Primeiramente, temos o nosso site/plataforma, onde é possível conhecer todas as marcas e produtos e saber as novidades que vamos lançando. Aqui, todos podem realizar o processo de compra do início ao fim, até mesmo o momento do pagamento.
Estamos também presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn, de forma a darmos a conhecer o nosso projecto, produtos, e termos contacto directo com todos os que se interessam pela temática dos produtos 100% made in Portugal.
Têm parcerias com influenciadores?
Gradualmente, temos feito alguns contactos com influenciadoras que achamos que combinam com a missão e filosofia. A selecção das influenciadoras e consequente aposta nesse tipo de parcerias tem sido feita de forma muito orgânica, sendo que, neste momento, estamos a apostar no envio de cabazes com alguns dos produtos das marcas disponíveis na plataforma, para conseguirmos contar a história desta comunidade e mostrar um pouco do que podem encontrar no BOU Market.
Aqui, a estratégia é totalmente personalizada a cada influenciadora: para “mommy” tentámos dar um miminho que esteja relacionado com a categoria de crianças; para influenciadoras mais “foodie” apostámos no gourmet, por exemplo.
Qual é o modelo de negócio do BOU Market?
O BOU Market rege-se pela cobrança de uma comissão de 17% pelo valor total de venda, não existindo qualquer outra comissão escondida ou custo fixo, nem tão pouco uma fidelização. Isto é: para integrarem a plataforma e começarem a vender os seus produtos, as marcas só têm de registar-se, sem qualquer custo associado. Diferenciamo-nos dos restantes marketplaces por termos apenas o pagamento desta comissão de 17% pelo valor total de venda.
Este foi o modelo de negócio que adoptámos depois de termos feito um estudo de mercado e avaliarmos as necessidades destes empreendedores – que na sua grande maioria não tem capacidade para se comprometer com um custo fixo.
Texto de Filipa Almeida