Boticário LAB: «Toda a loja foi pensada de forma a ter o menor impacto ambiental possível»

A primeira loja Boticário LAB fora do Brasil foi inaugurada há poucos dias em Portugal. A escolha de Cascais para primeiro destino na internacionalização do projecto não foi ao acaso. Portugal é o principal mercado da marca fora do Brasil. Maria João Santos, é a directora de marketing do Grupo Boticário para o mercado português e, em entrevista, fala do novo projecto.

 

Qual é o conceito da loja O Boticário Lab?

O Boticário LAB são as lojas conceito do Boticário que oferecem serviços exclusivos de beleza para os nossos clientes, permitindo também experiências completas para além da jornada de compra. Esta loja, que abre no CascaiShopping, a primeira em Portugal e quarta do Grupo Boticário, oferece aos nossos clientes experiências sustentáveis, que nos permitem contar as nossas políticas e acções ESG, e promover esse comportamento junto dos nossos clientes.

Em que é que esta loja O Boticário Lab se destaca das tradicionais?

O espaço diferencia-se das restantes lojas O Boticário pela inovação experiência do consumidor, características e práticas sustentáveis. No processo de novo modelo de lojas em Portugal, que iniciámos em 2021, a utilização de materiais sustentáveis e com maior durabilidade já estava a ser implementado. Porém, O Boticário LAB é diferente das restantes. Esta loja tem uma abordagem ainda mais sustentável, destacando-se pelos materiais com que foi construída. Desde o início da criação da marca e do Grupo Boticário que os compromissos de ESG estão embutidos no nosso ADN. Ao longo dos 44 anos de vida do Grupo, temos implementado políticas avançadas que respondem ao nosso propósito de criar oportunidades para a beleza, transformar a vida das pessoas e, assim, mudar o mundo ao nosso redor. É por isso que, na nova loja do shopping de Cascais, os materiais foram escolhidos ao pormenor, existindo um expositor dedicado ao refill, assim como um espaço designado a ecopontos. Desta forma, permitimos que os consumidores possam reciclar as suas embalagens de produtos da marca, ou de qualquer outra.

No Brasil, estas lojas oferecem inovação e experiências que vão além da compra de um produto. O que é que está pensado para o consumidor português?

Todas as lojas O Boticário LAB são especiais e são a prova da clara aposta que o Grupo faz na inovação. A loja do CascaiShopping tem um conceito sustentável, sendo um espaço onde o consumidor continua a encontrar os seus produtos preferidos – de um variado portefólio cruelty-free-, maioritariamente vegan, mas é também onde pode experimentar os refill das marcas. Toda a loja foi pensada de forma a ter o menor impacto ambiental possível, com um espaço próprio para reciclar as embalagens vazias. Este local foi pensado em parceria com a Sociedade Ponto Verde, e tem como objetivo orientar o consumidor para a reciclagem correta dos resíduos. Além disso, O Boticário LAB de Lisboa é a primeira loja conceito fora do Brasil, o que nos irá permitir aprender com esta nova experiência.

 

Os consumidores portugueses e brasileiros são, naturalmente, muito diferentes. De que forma a marca se adequa às diferentes realidades?

Os consumidores são realmente diferentes e, logo à partida, a escolha do portefólio que vem para Portugal é feita com base no conhecimento do mercado local. O Boticário está em Portugal há 38 anos e tem feito um percurso ascendente, de conquistas e, acima de tudo, de esforços para estabelecer uma relação de confiança e amor com o consumidor português. Além da selecção mais adequada do portefólio que é lançado em Portugal, também a comunicação dessas novidades está direccionada para o consumidor nacional. Ou seja: na adaptação das campanhas de marketing, na produção local dessas acções, na escolha dos embaixadores nacionais que melhor representam as submarcas mais queridas do consumidor (a aposta está também em apoiar o talento português e trazê-lo para o universo do Boticário) e na definição dos objectivos e metas do negócio. Claro que nesta comunicação não deixamos de trabalhar a origem da marca, a brasilidade que faz parte do seu ADN e que é também um factor diferenciador entre as concorrentes.

A comunidade brasileira em Portugal é cada vez maior. Como pretende posicionar-se a marca para fazer face aos diferentes clientes e culturas?

O Boticário é a marca do amor em qualquer região onde se estabelece. O amor é uma linguagem universal, sentida através dos nossos produtos, no cuidado pessoal ou a pensar no outro. E é com este amor que todas as equipas no BackOffice e no frontoffice operam: na relação entre colegas, com os fornecedores e no atendimento ao cliente. O posicionamento da marca é muito claro e é transversal a todas as suas áreas de actuação, por isso ficamos com a sensação de dever cumprido quando estabelecemos relações duradouras com os nossos fornecedores e, especialmente, quando os nossos clientes elogiam o trabalho das beauty advisors em loja, que são a cara da marca e que melhor a representam. O cliente está no centro de todas as decisões e é com ele que pretendemos manter a proximidade, para o ouvir e conseguir corresponder às suas expectativas, numa óptica de inovação e crescimento.

Esta será a quarta loja, a primeira a ser inaugurada fora do Brasil. Qual é a expectativa da marca junto do mercado português?

O mercado português é o principal mercado fora do Brasil, onde a marca está há quase quatro décadas e onde já conquistou notoriedade enquanto marca de cosmética. Este é o momento de apostar na inovação e de importar projectos que são bem-sucedidos no Brasil, mas também de olhar para o mercado local e surpreender o consumidor com novas abordagens que espelhem o posicionamento e a missão do Grupo Boticário, empresa-mãe do Boticário. O Boticário LAB é um exemplo disso: o conceito chegou a Portugal, mas com uma abordagem diferente, a de uma loja mais sustentável.  A marca quer estar na vanguarda da inovação, a liderar o mercado da beleza e a desafiar as restantes a reduzirem o seu impacto no planeta e a envolverem-se com as comunidades locais.

Tendo em conta o facto de O Boticário estar presente em muitas superfícies comerciais em Portugal, existe alguma razão especial para esta terceira loja ser inaugurada no Cascais Shopping?

Sendo esta uma loja especial, fez-nos sentido abrir portas num shopping que também tivesse como bandeira e pilar a sustentabilidade. Aliás, um dos seus compromissos é o de acelerar a sustentabilidade empresarial e adoptar práticas sustentáveis nas suas operações, de forma a minimizar o impacto ambiental. Além disso, surgiu a oportunidade de renovarmos esta loja no timing em que o projecto estava a ser desenvolvido.

A sustentabilidade é uma preocupação da marca nesta loja. A que nível?

A sustentabilidade é uma grande preocupação do Grupo Boticário sendo um dos pilares pelos quais nos governamos. Esta nova loja reflecte os nossos compromissos de ESG [indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa, criados para medir o grau de compromisso das organizações relativamente aos objectivos do desenvolvimento sustentável], ajuda-nos a conectar e contar aos nossos clientes um pouco mais sobre o nosso ADN e, por isso, foi pensada de forma a ser o mais sustentável possível. No que diz respeito aos materiais usados na loja, as paredes foram pintadas com tinta à base de água, a fachada foi desenvolvida pela Ecocero, uma empresa que se dedica ao fabrico de painéis acústicos ecológicos, com a particularidade de que estes painéis são feitos de garrafas recicladas. Isto quer dizer que, os quase quatro metros quadrados da fachada da loja equivalem a mais de 280 garrafas de plástico recicladas. Também as prateleiras da loja são de destacar, uma vez que são feitas de polygood, um material de plástico 100% reciclado e reciclável. Este plástico é proveniente de electrodomésticos nas cores neutras e os tons complementares vêm dos talheres descartáveis ou outros aparelhos electrónicos, a prova de que é possível criar do zero uma loja que seja, ao mesmo tempo, atractiva e funcional, a partir de algo tão simples como resíduos e lixo. Desta forma, reforça-se o compromisso do Grupo Boticário com a economia circular. Além disso, elementos como as caixas e envelopes têm certificados FSC e PEFC, garantindo que os seus materiais são provenientes de florestas geridas de forma sustentável.
A primeira loja O Boticário LAB em Portugal tem ainda um jardim vertical de plantas naturais preservadas, indicadas para ambientes internos, e criado de forma tailor-made para o espaço em questão. Todas as zonas da loja são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e, de forma a integrar-se melhor na comunidade local, uma das paredes foi personalizada pela artista lisboeta Constança Vasconcelos Dias, que pintou um cenário orgânico, em tons verdes.