“Beber uma Coca-Cola no Natal é uma tradição e um símbolo de conexão”, assegura Diogo Martins

EntrevistaNotícias
Maria João Lima
29/11/2025
11:10
EntrevistaNotícias
Maria Joao Lima
29/11/2025
11:10


Partilhar

Pelo segundo ano consecutivo, o filme de Natal da Coca-Cola foi criado com recurso a inteligência artificial, aliando inovação aos elementos clássicos do imaginário natalício da marca: o camião vermelho, a icónica música “Holidays Are Coming” e, claro, o Pai Natal.

A campanha multimeios está presente em televisão, publicidade exterior, digital, e eléctricos de Lisboa, entre outros. O objectivo é garantir que a mensagem da Coca-Cola chega aos consumidores em diferentes momentos e formatos, reforçando a ligação emocional com a marca.

Mas este ano, a magia do Natal Coca-Cola estende-se também à música. Até 14 de Dezembro, a Coca-Cola convida os portugueses a refrescarem o seu espírito natalício com a campanha especial que oferece packs exclusivos para o Rock in Rio Lisboa 2026.

Em conversa com a Marketeer, Diogo Martins, director de Marketing da Coca-Cola para Portugal, assegura que uma marca como a Coca-Cola, que tem o Natal no seu ADN, «tem o dever de trazer mais emoção a todos estes momentos partilhados».

Apesar da polémica gerada no ano passado por recorrer à IA, este ano a Coca-Cola voltou a ir por esse caminho. O que o justifica?

Diogo Martins, director de Marketing da Coca-Cola para Portugal

De acordo com o nosso espírito inovador, estamos constantemente a explorar novas formas de nos conectarmos com os consumidores. Acreditamos que a IA pode ser uma ferramenta poderosa para contar histórias e, este ano, voltámos a utilizá-la no filme de Natal, sempre com a preocupação de manter o coração humano da campanha — como o Pai Natal, o camião e todos os elementos que fazem parte do imaginário emocional da marca.

No planeamento do ano, qual a importância da campanha de Natal para a Coca-Cola global e especificamente no mercado português?

O Natal é, por excelência, um momento-chave e simbólico para a Coca-Cola, não apenas do ponto de vista comercial, mas também em termos e construção de marca e conexão emocional com os consumidores. Em Portugal, especificamente, representa uma oportunidade única para reforçar os laços com os consumidores e dar uma perspectiva local ao posicionamento da marca — com activações como a parceria com os Palhaços d’Opital ou a nossa presença no Wonderland Lisboa.

O que está a ser feito especificamente para o mercado nacional, neste Natal?

A presença da Coca-Cola no Wonderland Lisboa volta a ser um dos pontos altos da campanha. Uma marca tão associada ao Natal como a Coca-Cola não poderia estar fora do maior evento de Natal do País. Este ano, para além da possibilidade de tirar uma foto no camião natalício da marca, os visitantes poderão brindar com Coca-Cola e receber um copo de Natal exclusivo ao adquirirem uma refeição com bebida nos food trucks aderentes. Com o talão carimbado, levantam o copo no Espaço Coca-Cola, sendo a oferta limitada ao stock existente.

Também no contexto de uma parceria que estabelecemos com o Pingo Doce, na compra de produtos seleccionados Coca-Cola, a marca vai oferecer até 1000 bilhetes para a Roda Gigante do Wonderland Lisboa, adicionando mais magia à visita dos consumidores.

De destacar também a iniciativa solidária “Acende um Coração” em parceria com a Palhaços d’Opital com que já estamos pelo terceiro ano consecutivo, e em que convidamos todos os visitantes do Wonderland a participar numa corrente solidária, enviando uma mensagem especial a quem se encontra internado num dos nove hospitais parceiros da Palhaços d’Opital. A mecânica de participação é muito simples:  fazer scan do QR code disponível no espaço e que dá acesso ao site da Coca-Cola, escolher um dos três postais digitais disponíveis, seleccionar o hospital para onde quer enviar o postal e, assim, tornar-se o amigo secreto de alguém que precisa.

A magia do Natal estende-se também à música. Até 14 de Dezembro, convidamos os portugueses a refrescarem o seu espírito natalício com a campanha especial que oferece packs exclusivos para o Rock in Rio Lisboa 2026.

Na compra de qualquer produto Coca-Cola em retalhistas aderentes, os consumidores habilitam-se a ganhar dois packs com dois bilhetes diários à escolha para o festival e duas t-shirts oficiais exclusivas, um produto exclusivo Worten.

Serão premiados os 25 consumidores com mais pontos acumulados na app Coca-Cola, creditados mediante uploads de talões de compras em lojas aderentes até ao fim da campanha. Os packs são redimidos posteriormente, pelos vencedores, numa loja Worten à escolha.

Como mudou o consumo ao longo dos anos no Natal? Como evoluiu?

O Natal é sobre partilhar momentos, em família, com amigos, com quem mais precisa. Uma marca como Coca-Cola, que tem o Natal no seu ADN tem o dever de trazer mais emoção a todos estes momentos partilhados. A Coca-Cola evoluiu acompanhando essa mudança: de campanhas centradas no produto para campanhas que criam experiências, ligações e memórias. Beber uma Coca-Cola no Natal é uma tradição e um símbolo de conexão.

Texto de Maria João Lima

*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico




Notícias Relacionadas

Ver Mais