Bazooka cria Cájó 2.0: Projeto inspirado no ChatGPT responde com a sabedoria popular portuguesa
A agência de publicidade Bazooka decidiu oferecer a Portugal, neste Natal, um presente único: o Cájó 2.0, a primeira Inteligência Superficial do mundo. Inspirado pelo fenómeno crescente da Inteligência Artificial (IA), este projeto distingue-se por ser um arquivo de aprendizagens baseadas na “escola da vida” e moldadas em espaços emblemáticos da cultura portuguesa, como tascas, snack-bares e tabernas.
Com esta proposta irreverente, a Bazooka apresenta uma alternativa ao estilo altamente técnico e informativo de plataformas como o ChatGPT. Em vez de respostas profundas e analíticas, o Cájó 2.0 responde com a sabedoria popular portuguesa, abordando questões universais como “Qual é o sentido da vida?” ou “Por que temos medo do desconhecido?”.
“Mais do que conhecer toda a informação presente na Internet, o Cájó 2.0 conhece a ‘escola da vida’ e, com isso, dá-nos respostas superficiais às questões mais profundas que se lhe possam colocar”, explica Flávio Gart, diretor criativo da Bazooka.
Este projeto também se posiciona como uma antecipação ao anúncio do Governo português, que recentemente revelou estar a desenvolver a primeira IA nacional, a “Amália”. Enquanto a “Amália” promete ser uma IA robusta e informada, o Cájó 2.0 é descrito como um presente natalício leve e humorístico, ideal para animar reuniões familiares ou festas entre amigos.
Flávio Gart destaca que a criação do Cájó 2.0 reflete a missão da agência de celebrar a cultura e a portugalidade através de projetos inovadores. “No final de cada ano, procuramos sempre desenvolver uma campanha de Natal da própria agência e, desta vez, com o tema da IA na berra, achámos que era o timing certo para oferecermos a Portugal um presente especial: a primeira Inteligência Superficial do mundo”, afirma.
Mais do que uma paródia à Inteligência Artificial, o Cájó 2.0 é uma homenagem ao património comportamental português. Segundo Gart, a plataforma foi desenvolvida para responder de forma responsiva a qualquer pergunta que lhe seja colocada, mas com uma perspetiva que reflete o quotidiano, o humor e as experiências partilhadas por gerações em espaços tipicamente portugueses.
A campanha da Bazooka convida todos os curiosos a interagirem com o Cájó 2.0. Na plataforma, os utilizadores podem submeter questões à sua escolha ou explorar perguntas pré-definidas, que ilustram a singularidade deste projeto. As respostas, garantem os criadores, são um reflexo autêntico do “arquivo” único do Cájó 2.0, reunido em locais como tascas e tabernas, espaços que personificam a alma popular de Portugal.
Com esta iniciativa, a Bazooka não só promove o riso e a descontração neste Natal, como também reafirma a importância de valorizar o que torna a cultura portuguesa única.