Bares e restaurantes com quebras de 40% em Agosto

No mês de Agosto, 70% das empresas do sector de restauração e bebidas registaram uma quebra de facturação acima dos 40%, de acordo com um inquérito da AHRESP.

Esse levantamento de dados apurou ainda que 18% das empresas estimam uma quebra de facturação acima dos 75% em Setembro face a igual período do último ano. Face a essas estimativas, 34% das empresas prevê não conseguir suportar os encargos habituais, como pessoal, energia ou fornecedores. E 38% assumem a intenção de avançar para a insolvência.

O cenário, no que respeita a salários e empregos, é igualmente negativo: 9% das empresas não conseguiram pagar salários no mês passado e 24% não conseguirá manter os postos de trabalho até ao final do ano.

A AHRESP fez igualmente um inquérito dirigido às empresas de alojamento turístico e os dados referem que 12% das empresas não facturaram no mês de Agosto. Relativamente ao próximo mês, 24% estima uma taxa de ocupação máxima de até 10% enquanto 17% afirma mesmo esperar zero ocupação. Face ao cenário, 16% das empresas equacionam avançar para insolvência.

Neste sector, mais de 19 % das empresas não pagaram salários em Agosto e 16% afirma não ter capacidade para assegurar os postos de trabalho até ao final do ano.

Artigos relacionados