A popularidade das bonecas Labubu desencadeou a criação de websites fraudulentos, que visam colecionadores entusiastas em todo o mundo, nos quais os cibercriminosos roubam informações através de lojas online falsas em várias línguas.
A Kaspersky – empresa tecnológica especializada na produção de softwares de segurança à Internet – detetou plataformas fraudulentas que se fazem passar por retalhistas legítimos e que seduzem os fãs com ofertas falsas de bonecas Labubu para recolher informações financeiras sensíveis de compradores desprevenidos.
As bonecas Labubu, peluches peculiares colecionáveis concebidas pelo artista de Hong Kong Kasing Lung e vendidas pelas lojas Pop Mart em “caixa mistério”, cativaram o público global. Os compradores não sabem que boneca ou desenho específico vão receber até a abrirem. Este elemento de surpresa, combinado com a possibilidade de obter estes bonecos raros ou de edição limitada, alimenta o entusiasmo e o frenesim dos colecionadores.
Desde abril de 2024 que o entusiasmo tem vindo a aumentar, potenciado por celebridades de renome, levando a que os preços de revenda de bonecas raras ultrapassassem os 3.000 dólares. Esta situação criou um terreno fértil para os cibercriminosos, que exploram a urgência e a excitação em torno destes cobiçados brinquedos.
São criados websites falsificados em várias línguas para enganar os compradores em diferentes regiões. Estas lojas falsas imitam a marca de retalhistas de confiança, oferecendo descontos ou “edições exclusivas” de bonecas para levar as vítimas a introduzir dados de cartões bancários ou outras informações pessoais.
O Pop Mart é o retalhista oficial e criador das bonecas Labubu e os burlões imitam a sua aparência para enganar os compradores, levando-os a pensar que estão a comprar produtos autênticos.
“Os burlões estão a aproveitar-se do entusiasmo pela Labubu, através de sites fraudulentos e apelos urgentes à ação, potenciando a ânsia dos fãs em obter bonecas raras. Estas plataformas fraudulentas estão agora a aparecer em várias línguas, o que alarga o seu alcance. Aconselha-se vivamente os fãs a comprarem as bonecas Labubu apenas em retalhistas verificados, como os canais oficiais do Pop Mart, depois de verificarem a autenticidade do URL do site, e a evitarem interagir com sites que pareçam suspeitos”, sublinha Olga Altukhova, Analista Sénior de Conteúdo Web da Kaspersky.














