Astória prepara jantar vínico com Real Companhia Velha no copo

As experiências enogastronómicas estão de volta ao Astória. O restaurante do InterContinental Porto – Palácio das Cardosas está a preparar o seu primeiro jantar vínico desde que reabriu e conta com a Real Companhia Velha como parceiro de eleição.

É já na próxima semana, no dia 25, que os sabores e as texturas da gastronomia portuguesa ganharão espaço na mesa, ao lado de copos preenchidos com uma selecção exclusiva de vinhos da bicentenária Real Companhia Velha – que escolheu as melhores referências para acompanhar cada um dos pratos do menu desenhado pelo novo chef executivo, Tiago Sales.

“Uma experiência que se prolonga por cinco pratos e cinco vinhos, conduzida pelo enólogo e anfitrião da noite Pedro Silva Reis, que irá partilhar, na primeira pessoa, as histórias e curiosidades que compõem os vinhos produzidos nas propriedades da família”, adianta o Astória em comunicado, levantando um pouco véu do que será esta experiência.

Espumante RCV a acompanhar canapés de influência mediterrânica, como Ajo Blanco e Taco de camarão, abacate e tomate desidratado, serão as primeiras estrelas da noite. Seguir-se-á a entrada com Cavala semi-curada, cous cous de couve-flor, puré de couve-flor e pickle de pepino, harmonizada com o primeiro Alvarinho produzido no Douro, mais concretamente, na Quinta de Cidrô.

Para os pratos principais, Corvina com puré de aipo, berbigão, molho de bivalves e agrião, numa harmonização com um monocasta de Touriga Nacional, é a primeira proposta. Logo depois, Cabidela de frango com supremo de frango cozinhado a vapor, envolvido pelo ex-líbris dos vinhos da Real Companhia Velha, o Carvalhas Vinhas Velhas.

Por fim, Flôr de Laranjeira, Mel e Bolacha, com Porto Colheita 1980 (ou mais recente) a acompanhar, “fazendo jus à ligação secular do produtor à tradição do vinho do Porto”.

O jantar vínico deverá começar pelas 20h e tem o valor de 85 euros por pessoa, com a selecção de vinhos incluída. Apenas 30 pessoas terão oportunidade de passar por esta experiência, sendo recomendada reserva antecipada.

Artigos relacionados