O que é que o consumidor quer hoje? Marca ou conveniência? O tema foi servido à mesa do mais recente almoço do Conselho Editorial da Marketeer, no Hotel Vila Galé Ópera, Lisboa, com alguns dos conselheiros presentes a defenderem que as marcas estão numa encruzilhada e vão ter que optar por um caminho, porque já não é possível agradar a toda a gente. Só assim, dizem, é possível então chegar a esses consumidores que vacilam entre marca e preço no momento de decisão de compra.
No entanto, segundo alguns dos presentes, a falta de coragem para definir o caminho não está no marketing mas, mais, ao nível de top management. «O status quo, o mundo, mudaram e as marcas vão ter que mudar, vão ter que se afirmar sem medo», até porque a geração mais jovem já não reage a comunicação passiva, advogam. Presentes estiveram Ana Pinho (Prio), Anabela Silva (bp), Inês Mendes da Silva (Notable), Inês Simões (Ageas), Inês Veloso (Randstad), João Santos (WYGroup), Jorge Aguiar (Mercedes- Benz), Leonor Dias (Vodafone), Manuel Paula (El Corte Inglés), Patrícia Fernandes, Paulo Tomé (novobanco), Pedro Mota Carmo, Rui Rijo Ferreira (Jaba Recordati) e Teresa Burnay (Unilever).
Artigo publicado na edição n.º 346 de Maio de 2025














