Art and Soul é a nova marca portuguesa de hotéis temáticos
Há um novo grupo hoteleiro no mercado português. Designa-se Art and Soul e resulta da reestruturação do grupo Lux Hotels, dando origem a nova nova marca, que dá continuidade ao projecto de hotéis boutique e temáticos que pretendem retratar particularidades da cultura nacional.
O Grupo Art and Soul herda um portefólio composto por três hotéis, nomeadamente o Porto A.S. 1829 Hotel, o Lisboa Pessoa Hotel e o Évora Olive Hotel, que somam um total de 185 quartos e 150 colaboradores.
A primeira unidade a surgir, em 2015, foi o Porto A.S. 1829 Hotel, que retrata e homenageia a história da Papelaria Araújo & Sobrinho, uma das mais antigas da Europa, que está na mesma família há cinco gerações. No ano seguinte, surgiu o Évora Olive Hotel, inspirado na temática do azeite e da cultura alentejana, no geral. No mesmo ano, em Setembro, foi erguido o Lisboa Pessoa Hotel, no Largo do Carmo, inspirado na vida e obra de Fernando Pessoa.
«Sempre considerámos que os hotéis são muito mais do que espaços físicos onde se dorme e toma o pequeno-almoço. Devem ser espaços que proporcionam uma experiência. Assim, as temáticas dos nossos hotéis não se baseiam apenas em elementos decorativos – esse é apenas um dos elementos de um hotel temático. Mas também são importantes as experiências que se criam à volta da temática», afirma em comunicado António Gonçalves, administrador do Grupo Art and Soul.
No final do ano passado, o grupo adquiriu uma nova unidade, o Hotel da Bolsa, no Porto, que integrará o seu portefólio após uma remodelação que deverá acontecer “a curto prazo”.