App portuguesa ajuda daltónicos a identificar as cores
Miguel Neiva já disponibilizava um sistema de identificação para daltónicos que pode ser encontrado em peças de roupa ou material de desenho, por exemplo, mas agora quer ir mais longe. Depois de ter criado o ColorADD, agora apresenta uma aplicação móvel que permite distinguir as cores de objectos com a ajuda da câmara do telemóvel, bastando apontar para o artigo em questão para saber o nome da cor.
A ColorADD App também pode ser utilizada para identificar cores em imagens guardadas previamente no telemóvel. Além disso, quem quiser pode adicionar a opção de áudio descrição e, ainda, partilhar nas redes sociais ou por email a foto identificada.
A nova app foi desenvolvida em colaboração com a Mindera e contou com o apoio da Fundação Ageas. Já pode ser descarregada gratuitamente para dispositivos iOS e Android.
«Sinto que demos mais um passo na promoção de uma sociedade mais inclusiva pela cor. Esta é uma ferramenta que há muito queríamos oferecer aos daltónicos. Tem sido recorrente esse pedido e agora, mais do que nunca, sentimos ser de grande utilidade pois, nestes difíceis tempos que vivemos, em que o distanciamento social imposto pela pandemia COVID-19 dificulta o pedido de ajuda na identificação das cores, é particularmente importante aumentar a autonomia e a independência aquisitiva dos daltónicos», comenta Miguel Neiva, criador do sistema ColorADD.
Miguel Neiva considera também que o lançamento da aplicação é importante para sensibilizar a sociedade para o problema do daltonismo e para chamar a atenção para a necessidade de democratizar a identificação das cores.
Do lado da Ageas, que é parceira do ColorADD há cinco anos, João Machado sublinha a importância de apoiar «projectos disruptivos que tenham potencial para incluir segmentos da população que vivem em situações de vulnerabilidade real ou em potência e que, em última instância, contribuam para a melhoria de qualidade de vida dessas pessoas».
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, «a sinergia criada entre as várias entidades para alcançar este produto final é para um motivo de satisfação» e estão confiantes de que têm em mãos «um projecto que irá facilitar o dia-a-dia de um grande número de pessoas».