Antecipar as transformações de mercado
A Unicre foi fundada por um conjunto de bancos que tinham como principal objectivo disponibilizar aos seus melhores clientes um cartão de crédito para utilização no estrangeiro. Foi assim desenvolvido um cartão único para todos os bancos – o cartão Unibanco, que ainda hoje se mantém. A aceitação foi muito positiva e a marca evoluiu para que este cartão de crédito também pudesse funcionar em Portugal, tanto para clientes nacionais, como para estrangeiros que visitassem o País. Foi assim que foi constituída a rede de aceitação de cartões e nasceu a marca Redunicre.
A Unicre iniciou actividade a 17 de Abril de 1974, na altura com a designação Unicre – Cartão Internacional de Crédito, SARL. Foi o ano do 25 de Abril, do caso Watergate nos EUA, das conversações de paz para o Vietname em Paris. O futuro viria a trazer outros desafios, como o início da electronização de terminais de pagamento (TPA), em 1990.
A verdade é que o mercado evoluiu muito, sobretudo nas últimas quatro décadas, e a Unicre soube acompanhar essa mudança e antecipar as necessidades dos seus clientes.
A Unicre foi pioneira na emissão de cartões de crédito e na aceitação de pagamentos com cartão por parte de titulares de cartão estrangeiros. Neste contexto, potenciou uma maior capacidade aquisitiva por parte dos utilizadores na cedência de crédito e uma maior competitividade empresarial, ao permitir que as empresas passassem a receber pagamentos por cartão.
Com o aparecimento e proliferação do e-commerce e a procura de soluções de vendas à distância, a Unicre ofereceu, em primeira mão, algumas soluções para acompanhar esta tendência, nomeadamente a emissão do primeiro cartão exclusivo para compras online, o cartão Unibanco NetNet, e a oferta de soluções de e-commerce para que as empresas pudessem passar a vender online com maior segurança, para si e para os seus clientes. Com a evolução do mercado e a necessidade de novas soluções de vendas online, a Redunicre desenvolveu o Redunicre@Payments. Trata-se de uma solução de pagamentos online, na qual o parceiro não é obrigado a ter uma plataforma de e-commerce. Através do envio de um simples link, esta solução assegura que o cliente final realiza o pagamento de forma simples e segura.
Hoje, a Unicre assume-se como especialista na emissão de cartões de crédito e pré-pagos, na gestão de cartões para terceiras entidades, na concessão de crédito ao consumo e na aceitação de cartões para os segmentos particulares e empresas, garantindo a aceitação de cartões dos principais sistemas de pagamento nacionais e internacionais.
Apresentando-se como especialista em pagamentos, a Unicre oferece soluções destinadas a clientes particulares e empresas através da marca Unibanco e a clientes empresariais, através da marca Redunicre. O Unibanco ajuda os clientes na concessão de crédito, apoiando-os na concretização dos seus projectos, ao passo que a Redunicre assegura aos negócios a aceitação de pagamentos com cartão, em locais físicos ou online.
Na Redunicre, a procura pelos terminais de pagamento físicos ainda é mais acentuada do que a procura pelas soluções de e-commerce. No entanto, o e-commerce tem tido um crescimento exponencial e uma procura cada vez mais frequente.
Com o crescimento do turismo em Portugal, e porque o cartão tem também vindo a ser cada vez mais a solução de pagamento preferencial do consumidor, há cada vez mais estabelecimentos com uma solução de aceitação de cartão. Pela flexibilidade e ausência de custos de adesão e mensalidade, para pagamentos à distância, o Redunicre@Payments tem sido também uma solução com boa aceitação no mercado.
No que se refere aos particulares, o cartão Unibanco Atitude tem sido o mais procurado, pela vantagem de fraccionar as compras de valor igual ou superior a 300 euros, em três vezes sem juros (desde que o cliente pague os fraccionamentos na totalidade). Por fim, assiste-se ainda a uma procura crescente das soluções de crédito, quer seja crédito pessoal, quer seja crédito consolidado.
Quem é o cliente Unicre?
O tipo de clientes da Unicre é diversificado. Entre os clientes particulares tem, por um lado, aqueles que estão com a empresa desde o início, porque reconhecem na Unicre uma relação de parceria baseada na confiança, por outro lado, tem os clientes mais jovens que procuram rapidez, segurança e comodidade na concretização dos seus projectos pessoais. Já no que respeita a clientes empresariais, a Unicre trabalha com uma rede de comerciantes muito alargada, que vai desde os de menor aos de maior dimensão, e garante a resposta necessária aos diferentes tipos de necessidades, das mais complexas, às mais simples.
Aliás, o segmento empresarial tem sido, ao longo destes 45 anos, um dos focos da Unicre, através da marca Redunicre, que tem vindo a desenvolver o seu negócio para responder às necessidades das empresas, qualquer que seja o negócio. É o caso do sector hoteleiro, que requer integração dos seus sistemas de facturação e gestão hoteleira, lojas que recebem muitos turistas e querem oferecer a possibilidade ao cliente de pagar na sua moeda de origem, ou mesmo pequenos negócios, que dão mais importância à simplicidade de pagamentos no seu estabelecimento ou loja online. A empresa esforça-se por garantir que todos os negócios encontram na Redunicre o parceiro que responde às suas necessidades.
Existem também os clientes empresariais do Unibanco, para quem a marca disponibiliza diferentes soluções, nomeadamente cartões presente pré-pagos, soluções personalizadas a necessidades de crédito por parte das empresas, cartões de crédito para colaboradores e ainda cartões de refeição.
Acompanhar as necessidades
A Unicre tem vindo a desenvolver e a
optimizar os seus produtos para acompanhar as necessidades dos clientes e do mercado, seja através de campanhas de captação digital para contratação de soluções de crédito, ou da inovação nas formas de aceitação de pagamentos, melhorando a experiência do utilizador. Está também a investir na tecnologia contactless e nos pagamentos através de smartphones e wearables, como é o caso da Apple Pay, que é aceite em terminais contactless da Redunicre.
No que respeita à marca Unibanco, lançou em Julho deste ano um novo Homebanking e uma nova app, que visa dar mais comodidade e flexibilidade aos clientes e diversificou a oferta de seguros.
Atenta às novas exigências do consumidor e às novas gerações nativas digitais, a Unicre tem vindo a antecipar as tendências, quer para o consumidor, quer para as empresas, a estimular a inovação, a desenvolver novos canais digitais e a promover o debate em prol da dinamização e modernização do sector dos pagamentos. E estando continuamente a avaliar o desenvolvimento da sua oferta, tem neste momento algumas novidades a serem preparadas para lançamento em breve.