Altice Labs regista patente pioneira nos Estados Unidos
A Altice Labs conquistou um novo reconhecimento internacional, com a concessão de uma patente pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO). A patente, intitulada “Dual GPON Small Form-Factor Pluggable Optical Module”, refere-se a um módulo óptico compacto e inovador que duplica a capacidade de portas GPON em equipamentos de telecomunicações.
Esta tecnologia, concebida para Terminais de Linha Óptica (OLT) em centrais de telecomunicações, promete aumentar significativamente a densidade de terminais de rede óptica passiva (PON) por equipamento. A inovação surge em resposta à crescente procura por maior capacidade e velocidade nas redes de telecomunicações, impulsionada pelo aumento exponencial de utilizadores e dispositivos conectados.
“Esta conquista, que muito nos orgulha, reforça a posição da Altice Labs na vanguarda da inovação em telecomunicações”, afirma Paulo Firmeza, Director-geral da Altice Labs. “O nosso compromisso com o desenvolvimento de tecnologias avançadas é a chave para continuarmos a fornecer soluções eficazes e robustas, que respondem directamente às necessidades de um mercado em constante evolução.”
Com esta nova patente, a Altice Labs expande o seu portefólio de propriedade intelectual, que já conta com várias conquistas em 2024. Além do “Dual GPON Small Form-Factor Pluggable Optical Module”, destacam-se outras inovações como um método de processamento de linguagem natural aplicado à plataforma BOTSchool e um distribuidor de limites de taxa de carga para optimização de sistemas de processamento de dados.
A empresa não só celebrou esta nova patente, como também intensificou a protecção das suas invenções com pedidos de patente já submetidos em Portugal, e novos pedidos de patentes europeias e nos Estados Unidos, abrangendo áreas como redes ópticas passivas, gestão avançada de conteúdos audiovisuais e inteligência artificial. Ao longo de 2024, a Altice Labs tem intensificado os seus esforços para proteger inovações na gestão de redes, segurança da informação e mecanismos de governança de dados em ecossistemas complexos.