Ainda sem planos para a Passagem de Ano? Estas são as festas que vão acontecer de Norte a Sul

O Natal é a época que marca os últimos dias do ano, reunindo à mesa a família para momentos de partilha. Porém, logo de seguida chega o momento da festa, quando deixamos para trás os últimos 12 meses e dizemos olá a 365 novos dias – no caso de 2024 serão 366 dias, já que o ano é bissexto.

Muitos serão os que já combinam entre amigos como irão passar as últimas horas de 2023 e como vão entrar com o pé direito no 1 de Janeiro. Mas muitos serão também aqueles que ainda nem sequer lhes passou pela cabeça tal assunto e que, provavelmente, vão deixar tudo para o próprio dia.

Assim, deixamos em baixo o conjunto das festas organizadas pelos municípios e abertas ao público, que convidam todos os cidadãos a entrar em 2024 ao ritmo de muito animação.

Viana do Castelo

No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, os habitantes de Viana do Castelo vão poder assistir ao habitual fogo-de-artifício sobre o Rio Lima e haverá Passagem de Ano para entrar em 2024 com o pé direito. O 1 de Janeiro de 2024 será marcado pelo Concerto de Ano Novo no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 17h, pela Orquestra Filarmónica de Braga, com entrada gratuita.

Braga

Os bracarenses poderão entrar no novo ano ao ritmo dos anos 90, já que o Altice Fórum Braga recebe a festa Revenge of the 90s, num formato solidário. Os participantes escolhem o valor a doar à Virar a Página (5, 7 ou 12 euros), instituição resposta alimentar de emergência na cidade de Braga.

Vila Real

Às 18h do último dia do ano arrancam as festas de Passagem de Ano em Vila Real, com o Madeiro de Ano Novo. Pelas 22h30 há actuação do Quim Barreiros e às 24h é lançado o fogo de artifício. Os primeiros minutos de 2024 serão vividos ao som do DJ Fernando Alvim.

Porto

No Porto, os concertos de Passagem de Ano deste ano prometem uma celebração memorável em dois palcos distintos. Na Avenida dos Aliados, a animação fica a cargo dos We Trust, Richie Campbell e Zinko. Já na Praça do Rossio, é Carolina Deslandes e Jimmy P quem assegura a música. Nos dois palcos, o colectivo OCubo assina um espectáculo multimédia, de nome “Porto Amado”, que servirá de contagem decrescente, a partir das 23h50.

Aveiro

Aveiro despede-se de 2023 e dá as boas boas-vindas a 2024 com um espectáculo de luz, som, cor e alegria.

Viseu

A viragem do ano, em Viseu, faz-se ao ritmo da música do inconfundível José Cid.

Guarda

Está de regresso, após dois anos de interregno, a Alta Passagem de Ano na Praça Luís de Camões. Pedro Abrunhosa & Comité Caviar são os cabeça de cartaz. Ainda no programa da última noite do ano: o Tributo a Linkin Park dos Hybrid Theory e madrugada fora, DJ Two Brother’s.

Coimbra

Tony Carreira e Wilson Honrado são os cabeças de cartaz do Fim de Ano em Coimbra 2023. A festa faz-se no Largo D. Dinis, na Praça da República e no Largo da Sé Velha. A entada em 2024 é assinalada com fogo de artifício lançado a partir do rio Mondego e da zona baixa da cidade.

Castelo Branco

Nininho Vaz Maia é o grande atractivo para a passagem de ano em Castelo Branco. A animação musical acontece no centro cívico, a partir das 22h, com os Smells Like 90’s, para fazer o aquecimento. Pouco depois das doze badaladas, Nininho Vaz Maia sobe ao palco. A noite termina com os Bad Monkeyz, a apresentarem-se pelas 1h30.

Leiria

No dia 31 de Dezembro, a música começa pelas 22h30 com Elsa Gomes, seguindo-se Kid Loco & Los Mysterios pelas 24h30. Após as dozes badaladas, Rita Zukt sobe a palco, seguindo-se Demo à 1h30 e Moullinex & GPU panic às 2h45.

Santarém

A animação em Santarém começa pelas 22h30 com a banda de Palmela Grupo Cabra Cego, que leva a palco tributos à música nacional com um repertório cantado em português. Após o fogo de artifício lançado do Campo Chã das Padeiras, os HMB seguem com muita música e faixas conhecidas como “O amor é assim”, “Peito” ou “Não me deixes partir”.

Portalegre

Nesta Passagem de Ano, o Largo do Mercado Municipal, em Portalegre, acolherá o concerto de Zé Pedro Sousa, a partir das 22h. Após o espectáculo pirotécnico, à meia-noite, os DJs Shannon e João Pereira irão garantir a animação pela noite dentro.

Lisboa

Para garantir uma entrada com o pé direito em 2024, o Terreiro do Paço irá proporcionar um concerto d’Os Quatro e Meia. O espectáculo da banda de Coimbra tem hora marcada para as 22h30, terminando à meia-noite com o espectáculo de fogo-de-artifício sobre o rio Tejo. O DJ Nuno Luz, da Rádio Comercial, ficará encarregue de aquecer os motores para a festa, a partir das 21h30, e por encerrar a mesma.

Setúbal

Junto ao rio Sado, na frente ribeirinha de Setúbal, a chegada de 2024 será celebrada ao som de Lena d’Água, no Palco da Doca dos Pescadores, a partir das 22h30. Seguir-se-á a actuação do DJ Pedro Monchique. Num outro palco, designado Rockalot, será possível assistir ao concerto de Jorge Nice. Ao tocar das 12 badaladas, não faltará o tradicional fogo-de-artifício.

Évora

Este ano, a Câmara Municipal de Évora preparou um extenso programa de festas com iniciativas que se prolongam até 7 de Janeiro. No último dia do ano, a Praça do Giraldo receberá, a partir das 22h30, o concerto da Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato. Após o espectáculo pirotécnico, a festa continuará ao som do DJ Foksen.

Beja

Em Beja, a festa que dá as boas-vindas a 2024 ficará a cargo da M80. Os DJs da estação de rádio Nelson Miguel e Jay Lion irão animar o ambiente na Praça da República, no dia 31, a partir das 22h30. À meia-noite haverá uma pausa para o fogo-de-artifício, sendo que a festa regressa logo a seguir, terminando apenas às 3h30.

Faro

Pedro Mafama é o cabeça-de-cartaz do Réveillon na capital algarvia, que se prolongará por dois dias. O artista do hit “Preço Certo” subirá ao palco do Jardim Manuel Bivar no dia 30, às 22h, antes da festa “Cave do Bolas” com o DJ Nuno Silva, dedicada aos anos 80. Já no dia 31, haverá festa “Revenge of the 2000’s”, que se irá estender entre as 22h e as 4h – sendo interompida apenas pelo fogo-de-artifício.

Madeira

Na ilha, as hostilidades iniciam-se logo pelas 11h do dia 31 com uma actuação do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, seguindo-se às 14h a actuação dos Borracheiros, às 16h o concerto do Grupo de Cordas da Fajã da Ovelha e às 19h o concerto de Catarina Melim Project.

Quando anoitecer, a Praça do Povo recebe o concerto do Stardust Acoustic Project, entre as 22h30 e as 23h30, prosseguindo o DJ Sil até à meia-noite. A viragem do ano é assinalada com um espectáculo de oito minutos de fogo de artifício. A animação musical segue com o Afroson e termina novamente com DJ Sil.

Texto de Beatriz Caetano e Daniel Almeida

Artigos relacionados